VATICANO, 27 MAI (ANSA) – O Serviço Postal e Filatelia da Santa Sé anunciou nesta terça-feira (27) que os selos da Cidade do Vaticano dedicados ao início do pontificado do papa Leão XIV estão prontos.
Segundo o Vatican News, foi realizada uma nova emissão filatélica, com uma série que inclui os valores correspondentes às quatro cifras atualmente em vigor para o Estado da Cidade do Vaticano: 1,25; 1,30; 2,45; e 3,20 euros.
O selo de 1,25 euro mostra o Pontífice no ato de saudar os fiéis na Sacada das Bênçãos da Basílica de São Pedro após sua eleição.
Já o valor de 2,45 euros o representa no final da primeira saudação aos fiéis e ao mundo, enquanto os selos de 1,30 e 3,20 euros reproduzem dois momentos da Missa Pro Ecclesia de 9 de maio na Capela Sistina. A obliteração postal retrata Leão XIV no momento das saudações após a oração Regina Coeli, em 11 de maio.
Como de costume, nos dias 27 e 28 de maio, um operador na Agência dos Correios na Praça São Pedro se faz presente para apor a obliteração comemorativa com o carimbo do die emissionis.
Alternativamente, a obliteração de material filatélico, devidamente franqueado pelos requerentes com os selos a que a obliteração se refere, poderá ser solicitado até 5 de julho de 2025.
Os Correios lembram aos colecionadores que estas emissões estarão em breve disponíveis com uma tiragem conforme a procura do mercado nos canais de venda online, no site www.cfn.va, que será reativado no próximo período de verão europeu.
A expectativa também é grande para as novas emissões já previstas no programa oficial para 2025. São elas: as do quinto centenário do nascimento de Giovanni Pierluigi de Palestrina, as do 50º aniversário da canonização de Santa Vicenta Maria, as do 1700º aniversário do Concílio de Niceia, e as dedicadas às Testemunhas de Esperança, com Santa Maria de Jesus Crucificado Baouardy e as da Série Europa, as descobertas arqueológicas nacionais. (ANSA).