Vaticano anuncia horário da primeira fumaça do conclave

REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (6) que a primeira fumaça do conclave será liberada amanhã (7), “não antes das 19h (horário local)”, ou seja, a partir das 14h da tarde no Brasil.

A informação foi revelada em coletiva de imprensa pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no dia da última congregação geral dos cardeais antes do início do processo para escolher o sucessor do papa Francisco.

Bruni explicou que, amanhã à tarde, a partir da entrada dos cardeais na Capela Sistina, por volta das 16h30 (horário local), haverá uma catequese com o cardeal Raniero Cantalamessa, o juramento, o voto e, na sequência, a primeira fumaça das cédulas queimadas.

A partir de quinta-feira (8), as fumaças serão por volta das 10h30 (neste caso só se for branca) ou 12h (7h em Brasília); à tarde, às 17h30 (também neste caso somente se o novo papa já estiver escolhido) ou por volta das 19h (14h da tarde no Brasil).

Desta forma, as fumaças serão liberadas duas vezes a cada dia. Isso porque as cédulas das duas votações são queimadas juntas, assim como as das duas votações da tarde.

No entanto, em caso de resultado positivo para a eleição do novo líder da Igreja Católica, a fumaça branca não será no final da sessão, mas sim antecipada.