CIDADE DO VATICANO, 03 MAR (ANSA) – O Vaticano adiou para o fim do ano o evento que o papa Francisco havia convocado para fundar um “pacto educacional” que tenha como centro a preservação da natureza.   

O “Global Compact on Education” aconteceria em 14 de maio, mas teve sua data alterada para a semana entre 11 e 18 de outubro devido à epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália.   

O encontro é organizado pela Congregação para a Educação Católica e, segundo o próprio Pontífice, tem como objetivo “reavivar o compromisso com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”. “Nunca houve como agora a necessidade de unir esforços em uma ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações para uma humanidade mais fraterna”, disse o Papa na mensagem de convocação do encontro, divulgada em setembro passado.   

Recentemente, a Igreja Católica também adiou para novembro um congresso sobre economia convocado por Francisco. O evento acontecerá em Assis, na Itália, e estava marcado para 26 a 28 de março.   

Até o momento, a epidemia do novo coronavírus já contaminou mais de 2 mil pessoas e matou ao menos 52 na Itália. (ANSA)