Ainda atrás de uma regularidade na temporada, o Vasco volta a São Januário diante do Bahia, nesta quarta-feira, às 21h30, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Para conquistar sua primeira vitória, o cruzmaltino vai ter que derrubar a série invicta do adversário, que não perde há nove jogos.
O Vasco tenta se firmar no Brasileirão após um começo instável. Derrotado pelo Mirassol por 2 a 1, fora de casa, na estreia, o grupo treinado por Fernando Diniz ficou no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, em casa, na rodada seguinte. Tem um ponto.
Apesar do desempenho ruim, chega embalado pela vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, resultado que trouxe alívio ao ambiente e reforçou a confiança do elenco para a sequência da temporada.
O Vasco conta com força máxima para buscar sua primeira vitória no Brasileirão. O time titular entrou em campo no triunfo sobre o Botafogo, mas o técnico Fernando Diniz garantiu que os atletas estarão 100% para este compromisso.
O lateral-esquerdo Cuiabano, emprestado pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, já está regularizado no BID, porém, não será relacionado. O atacante Cláudio Spinelli, anunciado como reforço no início da semana, não vai estar disponível. A diretoria trabalha para registrar o argentino no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Fernando Diniz avaliou a produção vascaína nos últimos jogos, sempre de maneira otimista. “Colocamos o time mais forte para vencer o Botafogo. É um time que também tem saúde para jogar contra o Bahia. Para o cenário do Carioca, foi a estratégia mais acertada. O mais importante foi a vitória. O empate com a Chapecoense no Brasileiro foi uma das melhores partidas que eu fiz aqui no Vasco, mas não conseguimos os três pontos. Contra o Botafogo, tivemos um número de chances muito inferior ao que criamos contra a Chape, mas conseguimos vencer”, analisou o técnico.
Do outro lado, o Bahia quer manter a competitividade demonstrada nas primeiras rodadas. Iniciou o Brasileirão com triunfo por 2 a 1 sobre o Corinthians, fora de casa, na Vila Belmiro, e depois empatou por 1 a 1 com o Fluminense, na Arena Fonte Nova. Com quatro pontos, entra na rodada na parte de cima da tabela.
No seu último compromisso, pelo Campeonato Baiano, com um time reserva, ficou no empate por 1 a 1 com a Juazeirense e perdeu os 100% de aproveitamento.
O técnico Rogério Ceni volta a escalar o time titular. O recém-contratado Everaldo, ex-Fluminense, foi destaque contra o Juazeirense, e deve estar no banco de reservas como opção para o segundo tempo. No momento, Willian José é o titular absoluto.
A comissão técnica não poderá contar com o promissor atacante Dell. Em grande fase neste início de temporada, ele foi punido com um cartão vermelho no empate contra o Fluminense e vai cumprir suspensão automática.
O Bahia defende a invencibilidade no ano. Soma sete vitórias e dois empates, totalizando 85% de aproveitamento. Rogério Ceni destacou a importância desta marca para o grupo ganhar ainda mais confiança de olho nos próximos compromissos da temporada.
“É importante alongar essa sequência. Chegamos a nove jogos sem perder. Isso serve de combustível para o time seguir competindo da melhor maneira possível. Vamos ter pela frente o Vasco, um adversário duríssimo. Precisamos seguir trabalhando”, disse Ceni.
FICHA TÉCNICA
VASCO X BAHIA
VASCO – Léo Jardim; Puma Rodríguez, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Brenner e Andrés Gómez. Técnico: Fernando Diniz.
BAHIA – Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Willian José e Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.
ÁRBITRO – Paulo César Zanovelli da Silva (MG).
HORÁRIO – 21h30.
LOCAL – São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).