O Vasco anunciou nesta terça-feira (11) a contratação do volante chileno Gary Medel para reforçar o sistema defensivo da equipe, que luta para se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

“O Vasco da Gama acertou a contratação de mais um reforço para temporada 2023. Trata-se do volante Gary Medel”, informou o clube em um comunicado.

Medel, de 35 anos, chega ao Vasco com um contrato até dezembro de 2024, após encerrar passagem pelo Bologna da Itália.

“Espero poder trazer resultados positivos. Sei que estando juntos vamos conseguir sair desta situação. Vou entregar tudo o que posso aqui, dentro e fora de campo”, disse o chileno em um vídeo compartilhado nas redes sociais do Vasco.

O jogador, que pode atuar como volante ou como zagueiro, retorna ao futebol sul-americano após passar 12 anos na Europa.

Depois de estrear na Universidad Católica, em 2006, Medel foi contratado pelo Boca Juniors (2009-2011), antes de atravessar o Atlântico rumo ao Sevilla da Espanha.

No Velho Continente, também teve passagens por Cardiff (País de Gales), Inter de Milão (Itália) e Besiktas (Turquia), além do Bologna.

Apesar de ter grandes clubes europeus no currículo, Medel só conquistou títulos com a seleção chilena, nas Copas América de 2015 e 2016.

O Vasco é o penúltimo colocado e está na zona de rebaixamento do Brasileirão, com apenas nove pontos e duas vitórias em 14 rodadas até aqui.

raa/msi/cb