Quase todas as pessoas desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação em frente à ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, foram resgatadas, informaram nesta terça-feira (15) as autoridades.
Alguns sobreviventes conseguiram se agarrar aos destroços da embarcação após o naufrágio, que aconteceu por volta das 11h00 (1h00 em Brasília), quando o barco navegava pelas ilhas Mentawai, com 18 pessoas a bordo.
As autoridades relataram que 11 pessoas estavam desaparecidas e os socorristas informaram que 10 foram encontradas. As buscas prosseguem.
“Está confirmado que há 17 pessoas sãs e salvas”, declarou à AFP Rudi, diretor da agência de busca e resgate de Mentawai, que, como muitas pessoas na Indonésia, utiliza apenas um nome. “Ainda estamos confirmando o paradeiro de uma pessoa”.
Rudi explicou que o naufrágio foi provocado pelas ondas fortes, segundo o depoimento de um dos tripulantes.
Os acidentes marítimos são comuns neste país do sudeste asiático, formado por cerca de 17 mil ilhas, em parte devido a normas frouxas de segurança e ao mau tempo.
Em 3 de julho, uma balsa afundou em frente à popular ilha turística de Bali, o que causou a morte de pelo menos 18 pessoas.
Em 2018, mais de 150 passageiros se afogaram quando uma embarcação afundou em um dos lagos mais profundos do mundo, também em Sumatra.
mrc/jfx/mtp/arm/mel/rpr/fp