SÃO PAULO, 30 NOV (ANSA) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou nesta terça-feira (30) que foram identificados dois casos da variante Ômicron do coronavírus no Brasil. Trata-se de dois brasileiros que apresentaram resultado positivo após testagem realizada pelo laboratório do hospital Albert Einstein, em São Paulo.   

Um dos testes é do passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro. Na ocasião, o RT-PCR havia sido negativo, mas, como iria voltar ao país, procurou o laboratório dois dias depois, no dia 25, na companhia de sua esposa. Neste momento, ambos testaram positivo.   

“Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. O laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29/11 e, na data de hoje, 30/11, informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2”, diz nota da Anvisa.   

Segundo a agência, o material será enviado para o Instituto Adolfo Lutz para confirmação. Além disso, o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo foram notificadas sobre o caso “para adoção das medidas de saúde pública pertinentes”.   

“A Anvisa ressalta que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23/11, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro”, concluiu. (ANSA)