O sistema de árbitro de vídeo (VAR, Video Assistant Referee) será utilizado na Eurocopa 2020, na próxima edição da Liga dos Campeões (2019/20) e na Liga Europa 2020-21, anunciou a Uefa nesta quinta-feira.

A Fifa utilizou o VAR na Copa do Mundo da Rússia-2018, mas a Uefa preferiu não tomar uma decisão precipitada na Liga dos Campeões.

“Temos confiança de que a introdução do VAR em agosto de 2019 nos dará tempo suficiente para instalar um sistema sólido”, afirmou o presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), Aleksander Ceferin, após uma reunião do comitê executivo da entidade.

O VAR também será utilizado na Supercopa da Europa de 2019 e na fase final da nova Liga das Nações, competição entre seleções criada pela Uefa este ano e que deve ser definida em 2021.

O sistema de árbitro de vídeo passou a ser utilizado nesta temporada nas Ligas da Espanha e França, seguindo os passos das competições na Alemanha e Itália, onde estão disponíveis desde a temporada passada. A Premier League inglesa ainda não adotou o VAR.

ebe-yk/pm/fp