Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é colunista da revista Isto É. Começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 50 jornais de todas as capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Apresenta o programa de entrevistas "Líderes em Destaque" na Band Rio. Assina a coluna com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo.

Vapes em debate na Anvisa

Freepik
Foto: Freepik

Na próxima sexta-feira (19), acontece a 6ª reunião de diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2024. Na pauta está a revisão da RDC nº46, que proíbe a comercialização e a fabricação de cigarros eletrônicos no Brasil, em vigor desde 2009. O volume de consumidores regulares de dispositivos – 100% ilegais no país – cresceu 600% em seis anos, chegando a quase 3 milhões (Ipec 2023).

A agência realizou uma consulta pública entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano para ouvir a sociedade sobre o tema, que se mantém aquecido no País. Com cerca de 14 mil participantes na consulta, 59% disseram não concordar com a norma proposta para manter a proibição dos vapes.

Na paralela, o debate tramita também no Senado Federal por meio do PL 5008/2023, proposto pela senadora Soraya Thronicke. O texto em análise na Comissão de Assuntos Econômicos já recebeu o parecer favorável do relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO) e uma audiência pública deverá acontecer em breve, após o requerimento ser aprovado em março deste ano, englobando as três comissões do Senado em que o tema será avaliado; além da CAE, CTFC e CAS.