Campos — Um momento crucial para a implantação da nova estrutura do transporte público de Campos vai ter início neste fim de semana, quando os primeiros permissionários de vans e micro-ônibus começam a assumir suas linhas no que se batizou de sistema alimentador. A eles caberá o transporte dos usuários das regiões, distritos e localidades mais afastadas até os limites do centro urbano, de onde os ônibus assumem o controle.
O período de transição, iniciado há 30 dias, com os ônibus assumindo toda a rede e a retirada das vans para regularização e instalação de equipamentos como o GPS, tem gerado alguns transtornos, ansiedade e reclamações, principalmente dos motoristas de vans já dentro das exigências e que aguardavam o número mínimo de veículos necessário para a nova fase do sistema se iniciar.
“Estamos dando um passo importantíssimo, com a liberação das ordens de serviço daqueles que ganharam a licitação, apresentaram seus veículos e estão com os certificados em mãos”, comentou o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha. “No início da operação, cerca de 100 veículos serão somados ao sistema”.
Nesta primeira etapa do retorno das vans e micro-ônibus às ruas, elas vão operar juntamente com os ônibus que estavam suprindo sua ausência. Gradativamente, com a retomada total dos veículos de menor porte, os ônibus serão reduzidos conforme previsto.
Fiscais do IMTT e da Secretaria Municipal de Segurança Pública vão garantir o cumprimento das novas regras, dos horários, além de orientar os passageiros. O aplicativo Mobi, que já permite o acompanhamento em tempo real da movimetação dos ônibus, também passará a registrar imediatamente as vans e micro-ônibus.
O próximo passo é a implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, que vai proporcionar ao usuário o pagamento de apenas uma passagem no translado de sua residência até o centro da cidade. Os permissionários terão 60 dias para fazer a instalação do equipamento necessário.
“Estamos passando por um momento de revolução no setor de transporte. Muitas melhorias já foram feitas e virão outras por aí”, exaltou Quintanilha.