Vanessa da Mata relembra abusos e assédios que viveu: ‘Angústia e claustrofobia’

Cantora relata episódios de violência, assédio e tentativas de estupro que marcaram sua vida desde a infância

Vanessa da Mata está confirmada como atração da Virada Cultural
Vanessa da Mata está confirmada como atração da Virada Cultural Foto: Divulgação

Vanessa da Mata, 49 anos, revelou que passou grande parte da vida enfrentando situações de abuso e assédio. Em um depoimento aberto, a cantora contou que esteve vulnerável à violência de gênero desde muito jovem.

“Eu me lembro, ainda no berço, de um homem mexendo comigo, fazendo coisas das quais eu não gostava. Lembro da angústia que aquilo me causava. Até hoje tenho claustrofobia quando me sinto presa”, disse no podcast Desculpincomodar, comandado por DJ Zé Pedro e Sérgio Martins.

Segundo Vanessa, esses episódios se repetiram ao longo de diversas fases de sua trajetória. “Eu me recordo de entrar no ônibus do time de basquete em que eu jogava e levar mão na bunda, porque sempre tive o bumbum grande. A vida toda tentei esconder, mas era muito difícil”, relatou. “Ia entrar no mar e aparecia um cara na praia fazendo a mesma coisa… era brigar para me defender”, completou.

Ela contou ainda que, mesmo em momentos já assustadores, continuou sendo alvo de assédio. “Fui assaltada dez, onze vezes, e em duas dessas situações sofri tentativa de estupro. Você precisa aprender a dizer não mesmo quando já está em posição de vítima”, afirmou.

A cantora também comentou que a sensação de estar em constante combate permanece. “É o tempo inteiro. No Brasil, você vê isso acontecer o tempo todo. Quando acontece comigo, eu fico paralisada, mas se é com outra mulher, eu reajo”, disse.

Vanessa relatou também um episódio em que interveio para impedir um estupro. “Sou muito forte, geralmente mais forte do que os homens. Estava no carro e vi um rapaz de moto sobre uma menina. Abri a porta, puxei ele e perguntei: ‘precisa de ajuda?’. Não consigo simplesmente assistir a situações horríveis.”

No início de sua carreira, a artista também lidou com golpes, o que fez com que mudasse a forma de administrar sua vida profissional. “Já fui enganada. Quem nunca? Em algum momento, essa energia que você precisa para criar acaba tirando você da área financeira. E isso não é meu talento, então hoje deixo essa parte nas mãos de quem entende”, afirmou.