Vance e Zelensky discutem ligação entre Trump e Putin

ROMA, 18 MAI (ANSA) – O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance, se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Roma, por cerca de 30 minutos, neste domingo (18), informaram as autoridades de Kiev.   

Relatos divulgados pela presidência ucraniana apontam que as negociações foram “normais”. Vance e Zelensky discutiram o telefonema agendado para amanhã entre o líder norte-americano, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin.   

De acordo com uma fonte norte-americana, a reunião é a primeira conversa entre os líderes desde o confronto na Casa Branca, em fevereiro, e aconteceu na residência do embaixador dos Estados Unidos.   

Os dois políticos já haviam se encontrado brevemente pela manhã na missa de posse do papa Leão XIV e apertaram as mãos.   

Ontem (17), Trump anunciou que falará com os presidentes da Rússia para tentar intermediar um cessar-fogo entre as duas partes, após o primeiro cara a cara entre delegações da Rússia e da Ucrânia desde o início da guerra.   

As negociações, porém, foram marcadas pela ausência de Putin e Zelensky e terminaram sem um acordo de cessar-fogo, mas com promessas de ambas as partes de seguir com o diálogo, além de uma troca histórica de prisioneiros. (ANSA).