Vance e Rubio chegam à Itália para abertura dos Jogos de Inverno

GALLARATE, 5 FEV (ANSA) – O vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, chegaram na Itália nesta quinta-feira (5) para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo.   

O avião de Vance aterrissou pouco depois das 10h30 (horário local) no Aeroporto de Milão-Malpensa, cercado por forte esquema de segurança. Todo o Terminal 1 foi interditado após o pouso da aeronave para o desembarque da comitiva, que inclui a esposa de Vance, Usha.   

O vice-presidente ficará hospedado em um hotel da rede Sheraton nos arredores do aeroporto. Já a aeronave com Rubio aterrissou em Malpensa logo após as 9h.   

Os dois representarão o presidente Donald Trump na cerimônia de abertura das Olimpíadas, marcada para sexta-feira (5), no lendário estádio San Siro, em Milão.   

Nos últimos dias, a notícia sobre a presença de agentes do Serviço de Imigração e Fronteira (ICE) na equipe de segurança dos EUA para os Jogos provocou polêmica na Itália, na esteira dos assassinatos de dois cidadãos americanos por agentes federais em Minneapolis, em janeiro.   

O governo italiano, no entanto, garantiu que os oficiais do ICE não terão papel operacional nas Olimpíadas e atuarão apenas na troca de informações de inteligência com as autoridades locais, alocados no Consulado dos Estados Unidos em Milão.   

(ANSA).