Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é colunista da revista Isto É. Começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 50 jornais de todas as capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Apresenta o programa de entrevistas "Líderes em Destaque" na Band Rio. Assina a coluna com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo.

Vamos a la playa: Secretários de Defesa Civil fazem encontro em… Punta del Este

Divulgação
Foto: Divulgação

O Brasil é mesmo o País da piada pronta. Secretários municipais de Defesa Civil de algumas capitais e cidades do interior se reuniram para debater combate a desastres ambientais no conforto de um hotel em… Punta del Este, balneário famoso do Uruguai, a milhares de quilômetros de seus destinos e dos locais onde, se espera, deveriam visitar para propor soluções.

Enquanto isso, moradores, voluntários de todo o país e a Defesa Civil paulista trabalham e no município de São Sebastião (SP) e arredores para buscar vítimas dos deslizamentos e enchentes das últimas semanas.

Esse grupo que se reuniu no Uruguai lançou a Carta de Punta e prevê a criação de um Fórum de Secretários para debater desastres. De acordo com o noticiado pelo grupo, “Os Secretários e Dirigentes das Defesas Civis brasileiros, presentes na VIII Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas e no Caribe, lançaram, hoje (02/03), a Carta de Punta del Este que tem o objetivo de criar o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC) das capitais e grandes cidades brasileiras, suscetíveis a riscos de desastres decorrentes de extremos climáticos”

Ainda de acordo com os secretários, houve um capítulo para debater as mudanças climáticas tão em voga no cenário internacional: “Foi considerado ainda que as recentes mudanças climáticas vivenciadas no mundo, e de larga aceitação na comunidade científica, têm gerado novas dificuldades e desafios ao Poder Público brasileiro, entre os quais o fato de que grande parte da população, que vive em áreas sujeitas a riscos e desastres, está nas capitais e nas grandes cidades”.