Valor da produção agropecuária do Brasil fechará 2021 com alta de 10%, diz governo

Valor da produção agropecuária do Brasil fechará 2021 com alta de 10%, diz governo

SÃO PAULO (Reuters) – O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil deverá atingir 1,113 trilhão de reais em 2021, alta de 10% na comparação com o 2020, estimou o Ministério da Agricultura nesta terça-feira, destacando que um aumento maior no faturamento das lavouras.

Para o governo, essa é uma cifra praticamente definitiva, pois os preços estão estáveis e as safras de 2021 quase finalizadas, embora algumas lavouras de inverno ainda estejam incompletas.

“O VBP de 2021 vem sendo impulsionado principalmente por lavouras, que cresceram 12,3%, e pela pecuária, com crescimento de 5,4%”, disse o ministério em nota.

Os produtos com maior contribuição estimada ao VBP neste ano, de acordo com a pasta, são soja (361,4 bilhões de reais), milho (124,8 bilhões de reais), cana-de-açúcar (85,4 bilhões de reais), café (40,1 bilhões de reais) e algodão (26,9 bilhões de reais).

“Estes cinco produtos representam 57,3% do VBP de 2021”, disse o governo federal.

O governo acrescentou que no ramo da pecuária os melhores resultados foram observados na carne bovina e na carne de frango.

Para 2022, o ministério estima aumento de 4,5% no VBP, para 1,164 trilhão de reais, com as lavouras mais do que compensando uma queda esperada para a pecuária.

(Por Laís Morais)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBD12U-BASEIMAGE