Valeska Bruzzi ensina como ser um influenciador digital de sucesso

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Foto: Reprodução/Instagram

Como ser um influenciador digital se tornou uma das maiores buscas da atualidade, afinal, quem não quer ganhar recebidos, não é mesmo? Mas para ser um influenciador digital de sucesso você precisa aplicar estratégias no seu perfil.

As mesmas técnicas que eu ensino para as minhas alunas que são profissionais liberais ou que têm um negócio físico, as influenciadoras também devem seguir.

E você pode se perguntar “como eu vou ganhar dinheiro se não tenho nada para vender?”. Tem sim! Como uma influenciadora, você vai vender a sua imagem e o forte relacionamento com a sua audiência que você precisa ter.

Se você quer ser um influenciador digital de sucesso, continue aqui comigo.

O segredo do relacionamento

O primeiro passo para você ser um influenciador digital que bomba é ter um relacionamento muito forte com a sua audiência. Podem dizer o que for, mas o que realmente vende hoje no Instagram é a relação que o influenciador cria com seus seguidores. E é a partir desse relacionamento que as empresas vão se interessar em fazer as famosas “publis” com você.

Para você conseguir fortalecer a sua relação com seus seguidores, separei alguns tópicos para organizar a estratégia no seu perfil:

1 – Saiba qual é o seu nicho

Se você quer ser um influenciador digital de sucesso, precisa conhecer a sua audiência. Qual é o seu nicho? Falamos sobre esse tema nesse outro post, que pode te ajudar a se encontrar nesse âmbito.

Tem muito influenciador por aí que não tem clareza de quem é o seu público, que diz que é de “lifestyle”. Você pode estar nesse meio do lifestyle, mas quais são as suas linhas editoriais? Clica aqui nesse post em que eu falo só sobre linha editorial para você conseguir entender melhor e se organizar.

Na hora de construir a sua estratégia com base em quem são os seus seguidores, você precisa ter clareza do que você vai agregar para eles. O que você pode ensinar, como você pode inspirar?

Descubra quem é você na rede social. Tenha uma linearidade nos conteúdos porque se você passa semanas falando sobre dieta e depois passa a só falar sobre filhos, o público vai ficar confuso e talvez não se interesse por outros assuntos que você venha a abordar.

Escolha o que é interessante mostrar da sua vida, quais facetas dela você vai mostrar de forma estratégica para entreter e engajar o seu público.

2 – Faça conteúdo de qualidade

Se você quer aprender a como ser um influenciador digital de sucesso, saiba que você precisará produzir conteúdo de qualidade.

E o que é um conteúdo bom, de valor? É aquele conteúdo que inspira de alguma forma, que ensina alguma coisa, que ajuda as pessoas a encontrarem alguma informação, ou que entretém a audiência.

Não adianta só fazer mais do mesmo, mostrando seu dia a dia, sem ter nada de novo para acontecer. Você tem que pensar se o que você está produzindo está te ajudando na sua linha editorial ou se pode estar causando ruído na sua comunicação.

Pense nos seus seguidores e nas marcas que você deseja ter como parceiras. Por exemplo, se você usar na sua comunicação algo que possa ferir as políticas ou valores dessas marcas, muito provavelmente elas não vão querer você como influenciadora delas.

Por isso, é importante ter tudo isso bem definido e alinhado para que você saiba a maneira mais estratégica e positiva para você se posicionar a seu favor.

3 – Tenha liderança

Uma coisa que todo influenciador digital de sucesso precisa ter é liderança. Você exerce liderança junto da sua galera? Você mostra uma postura de alguém que lidera? Você consegue falar com segurança nas coisas que você acredita? Seu público se identifica com você?

Se você quer ser um influenciador digital, você precisa ter postura, firmeza, não pode ter aquela voz baixinha e cada dia falar sobre uma coisa de forma insegura.

Você deve trabalhar na sua imagem pessoal tudo buscando transmitir a mensagem de ser um líder. Vale trabalhar o seu tom de voz, buscar uma postura reta, uma abordagem firme.

Você tem que liderar a sua galera. Eles têm que ver em você alguém em que eles confiam, que eles querem acompanhar mais, têm que ver em você alguém que eles admiram.

Como está a sua identidade visual nesse quesito? É legal quando o seu público enxerga em você uma linearidade, passa a conhecer o seu estilo, conhecer a forma como você escreve, fala, os filtros que usa, como grava os seus stories.

Ter essa identidade visual, que atua como uma marca pessoal, bem definida faz com que as pessoas passem a lembrar de você a partir de certas referências.

4 – Crie símbolos

Como influenciador, é interessante você criar certos símbolos, bordões e até rotinas que façam as pessoas lembrarem de você.

Sabe quando uma pessoa tem a sua “marca registrada”, que pode ser uma franja, um colar, uma expressão, o que for? Pois bem, crie a sua também.

Eu, por exemplo, um dos meus símbolos mais fortes é a unha vermelha. Eu sempre pinto dessa cor e já virou uma rotina, a minha marca registrada, para os meus seguidores.

Tenha as suas palavras, expressões, frases que você sempre repete. No meu caso, chamo as minhas seguidoras de amadas, minhas alunas são as crias de mamys…

Quais são as suas palavras sagradas? Você tem aquele vocabulário que faz com que você seja identificado pela sua galera?

E os rituais? Pode ser aquele bom dia sempre igual, o treino em tal horário, o que você quiser. As pessoas gostam de repetição. Mostre o seu café da manhã todo dia, ou aquele ritual que você tenha e que faça sentido para a construção da sua marca pessoal.

As pessoas gostam de acompanhar novelinhas, todo dia igual, mas com algumas variações.

5 – Tenha os seus valores claros

Quem já estudou marketing, já deve ter visto que a grande maioria das marcas tem alguns valores definidos para a empresa.

Esses valores acabam ditando como a marca e seus funcionários devem se comportar, para manter a imagem e reputação da empresa.

Da mesma forma, você como influenciador digital também deve ter os seus valores bem claros para os seus seguidores.

O que você ama, o que você odeia, no que você acredita, são essas coisas que mais vão te aproximar da sua galera.

Vamos supor que você seja louca e apaixonada por pagode, conte isso no seu perfil. Ou se você odeia alguma coisa, também fale. Deixe a sua audiência saber desses seus gostos e promover esses tipos de identificação!

Deixe o público sobre as suas paixões, sobre o que te move e o que não tem nada a ver com você. Quanto mais claro isso estiver na cabeça do seu seguidor, maior será o nível de aproximação e identificação dele.

Isso pode fazer com que você tenha alguns ‘haters’ e tá tudo bem. Significa que você tem um posicionamento bem claro e marcante, que é o que um influenciador de sucesso deve buscar.

Seja um influencer a partir de hoje

Viu como ser um influenciador digital de sucesso precisa de muito trabalho e estratégia? Pode ter certeza que seguindo esses passos, você conseguirá se fortalecer como uma marca pessoal e vai atrair mais marcas e seguidores interessados no que você tem para compartilhar.

O Instagram é uma rede social visual, em que as pessoas gostam de ver beleza e alegria. Não seja aquela influenciadora que gosta de aparecer chorando e se fazendo de vítima, para com isso. Eu sei que nem sempre a gente está bem, nem sempre estamos no nosso melhor, mas tente oferecer sempre o seu melhor, dar o seu máximo ali no seu perfil.

Às vezes, as pessoas estão pra baixo, sem forças, e elas querem entrar nas redes sociais para ver aqueles que levantaram, que estão com a energia lá em cima, indo para a academia, mostrando que apesar das dificuldades, estão dando a volta por cima. Porque, muitas vezes, isso pode inspirá-las e animá-las a fazer o mesmo.

Lembre-se também de se levar a sério. Leve o seu trabalho a sério. Influenciador digital é sim uma profissão e você deve tratar todo o seu conteúdo como parte do seu trabalho. Dê o seu melhor e entregue o seu melhor para os seus seguidores. Preste atenção na sua imagem, em como você aparece no vídeo, se o seu cenário está arrumado, se a sua iluminação está boa, se dedique sempre à melhor qualidade.

Aproveita que você vai agora no seu Instagram já colocar tudo o que aprendeu aqui em prática e me segue lá no @ValeskaBruzzi!