Valentino Rossi, lenda italiana da motovelocidade que em 2022 se tornou piloto de automóveis, vai participar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) na nova categoria LMGT3, segundo a primeira lista de participantes publicada pelos organizadores nesta segunda-feira (27).

Sete vezes campeão mundial de MotoGP, Rossi será piloto da equipe belga WRT na categoria que substitui a LMGTE Am (carros pilotados por amadores em parceria com profissionais), que terá 18 participantes.

Em especial, a participação do italiano de 44 anos é aguardada na mítica prova das 24 Horas de Le Mans, ponto alto da temporada, que será disputada nos dias 15 e 16 de junho.

No ano passado, ele venceu no circuito de La Sarthe uma corrida de apoio das 24 Horas de Le Mans, sua primeira vitória em um campeonato ao volante de um GT.

Também foi anunciada nesta segunda-feira a participação do polonês Robert Kubica na categoria Hypercar, a principal do WEC, depois que o ex-piloto de Fórmula 1 se sagrou campeão do mundo em 2023 na categoria inferior LMP2, que será extinta na próxima temporada. Em 2024, ele estará ao volante de uma Ferrari.

Outro piloto de F1 na Hypercar será o alemão Mick Schumacher, que vai estrear no Endurance como titular da Alpine.

Com a chegada de novas equipes, a expectativa é que temporada 2024 do WEC seja bastante equilibrada, com 14 construtores diferentes (nove deles na Hypercar), um recorde na história do campeonato.

hdy/bde/dam/jvb/cb/aa