FLORENÇA, 20 JAN (ANSA) – Por Beatrice Campani – Conhecido como o “Último Imperador da Moda”, o estilista italiano Valentino Garavani, que faleceu na última segunda-feira (19), em Roma, frequentava os destinos mais sofisticados do mundo, incluindo mansões e chalés decorados com impecável elegância.
A paixão do italiano pela arte de receber convidados em suas luxuosas residências era notória. Muitas delas contam com painéis de madeira, espelhos antigos, tecidos preciosos e, sobretudo, importantes antiguidades e obras de arte. Não por acaso, sua coleção pessoal inclui peças valiosas de artistas como Pablo Picasso e Andy Warhol.
Além disso, as mansões de Valentino eram marcadas pela presença constante de flores, trocadas diariamente e, muitas vezes, colhidas em seus próprios jardins. As decorações florais eram recorrentes em suas propriedades, especialmente as rosas, que ele próprio definia como “não apenas flores, mas a obra-prima mais icônica e reconhecível da natureza”.
Suas propriedades refletem perfeitamente o desejo do estilista de se cercar de luxo e elegância. Além de uma mansão na Via Appia Antica e do Palazzo Mignanelli, ambos localizados em Roma, ele adorava visitar o Château de Wideville, um castelo do século 17 em Crespières, na França.
Valentino também costumava promover festas em um chalé em Gstaad, na Suíça, cercado por livros, elegantes móveis em estilo alpino e, acima de tudo, seus amados cães, todos da raça pug.
Para se ter uma ideia, Maggie, uma de suas cachorrinhas prediletas, foi bordada em um vestido de alta-costura da marca.
A querida coleção de arte multimilionária de Valentino está abrigada entre sua mansão em Kensington, em Londres, e uma cobertura em Nova York, nos Estados Unidos, com vista para a Park Avenue.
Em solo italiano, o estilista passou as férias de verão por mais de três décadas em uma residência em Siena. Após vender o local, Valentino adquiriu uma casa de campo chamada Villa La Pineta, em Capri, que se tornou seu refúgio, ao lado do iate TM Blue, uma embarcação de 49 metros de pura elegância, mobiliada em estilo náutico-chique e pontuada por obras de arte. (ANSA).