Esportes

Valentina Sampaio é a primeira mulher trans estampada na Sports Illustrated

Crédito: Reprodução/Instagram

A modelo e atriz cearense Valentina Sampaio é uma referência da comunidade LGBTQI+ e no mundo da moda internacional. Nascida em uma aldeia de pescadores na pacata Aquiraz (vizinha a Fortaleza), ela se tornou a primeira mulher trans a ser destaque na edição da revista Sports Illustrated Swimsuit Issue.

A publicação esportiva, que é referência nos Estados Unidos, existe há 56 anos e apresenta modelos, atletas e celebridades em roupas de banho fotografados em locais exóticos de qualquer parte do mundo.

Valentina disse à revista People que se sente honrada por estar na publicação. “O sentimento foi surreal. Estar no SI Swim sempre esteve na lista de itens a serem alcançados em minha carreira. É um sonho realizado em muitos níveis. O SI tem sido uma conquista profundamente significativa. Vir de um espaço de medo e marginalização, agora ser incluído em uma das revistas mais emblemáticas que realmente abraça e celebra a diversidade – é uma mudança de vida.”

O convite da revista SI não é novidade para quem segue ou sabe da história de Valentina. Ela está acostumada a romper fronteiras. A modela foi a primeira mulher transgênero a ser capa da revista Vogue e também a primeira trans a estar no casting da Victoria Secrets.

Seu brilho no mundo da moda a levou a ser embaixadora da L’Oreal. “Nasci trans em uma remota e humilde vila de pescadores no norte do Brasil. O Brasil é um país bonito, mas também abriga o maior número de crimes violentos e assassinatos contra a comunidade trans no mundo – três vezes o dos EUA. A equipe da SI criou mais uma questão inovadora ao reunir um conjunto diversificado de mulheres bonitas e multitalentosas de uma maneira criativa e digna”, escreveu ela em seu perfil no Instagram, que conta com 403 mil seguidores.

+ Menina engasga ao comer máscara dentro de nugget do McDonald’s

Aos 23 anos, ela utiliza-se da fama e do espaço na mídia e em redes sociais para lutar pelos direitos dos transgêneros. “Ser trans geralmente significa enfrentar portas fechadas para os corações e mentes das pessoas. Enfrentamos risadinhas, insultos, reações de medo e violações físicas apenas por existir. Nossas opções para crescer em uma família amorosa e acolhedora, ter uma experiência frutífera na escola ou encontrar um trabalho digno são inimaginavelmente limitadas e desafiadoras”, finaliza.

A super modelo e fotógrafa dinamarquesa Helena Christensen, que clicou Valentina no ensaio a SI também comentou o post de Valentina: “Tenho honra de fotografar você e sua beleza me surpreendeu. Mais ainda, porém, sua bondade e espírito terno e amável”, concluiu.

Nos últimos anos, modelos transgêneros vêm ganhando visibilidade – aterrissando “estreias”, como capas de revistas, campanhas de beleza e manchas na passarela. Viagens pessoais também foram compartilhadas ao público. Em 2019, o modelo americano Nathan Westling, anteriormente Natalie, detalhou sua decisão de fazer a transição em uma entrevista exclusiva à CNN Style. Ele continuou a ser modelo das principais marcas, incluindo o fechamento da passarela de Helmut Lang na primavera-verão de 2020 na New York Fashion Week.

De acordo com a CNN Style, para Valentina Sampaio, mudar significa liderar pelo exemplo e espalhar amor e aceitação, uma pessoa de cada vez. “Acredito que pessoas melhores constroem um mundo melhor para todos nós, e defendo todo mundo que, como eu, sofre preconceito por não se encaixar nos padrões da sociedade”.

Sua mensagem para o mundo é de empatia retumbante. Ela promete perseverar em sua missão pela igualdade e continuar a encorajar as pessoas marginalizadas. Sampaio terminou seu ensaio com gratidão. “Obrigado, SI, por me ver e me respeitar como realmente sou. Por entender que mais do que tudo, eu sou humano. Obrigado por me apoiar em continuar a espalhar uma mensagem de amor, compaixão e unidade para TODOS.”

 

Veja também

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Jack Daniel’s com maçã começa a ser vendido no Brasil

+ No Twitter, aparecem fotos do navio que transportou nitrato de amônio para Beirute

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Gésio Amadeu, o Chefe Chico de Chiquititas, morre após contrair Covid-19

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?