Coluna: Mineração S.A.

Com 10 anos na área de mineração, Gabriel Guimarães é advogado especialista do setor mineral, com atuação em empresas nacionais e estrangeiras.Também com 10 anos de atuação no setor, Eduardo Couto é presidente da Comissão Especial de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro Participações e conselheiro do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

Vale elege novo vice-presidente comercial e de novos negócios

REUTERS/Washington Alves
Logo da Vale Foto: REUTERS/Washington Alves

O conselho de administração da Vale elegeu Rogério Nogueira como vice-presidente-executivo comercial e de novos negócios. Engenheiro de formação, Nogueira iniciou seu mandato no dia 1º de dezembro, com término previsto para maio de 2027. A decisão foi unânime e formalizada na segunda ata de reunião do conselho, publicada em 3 de dezembro, antes do tradicional evento Vale Day, realizado em Nova York.

Com um MBA pela Universidade do Texas em Austin e graduação e mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nogueira integra a Vale desde 2013. Durante sua trajetória na companhia, ocupou cargos estratégicos como diretor de marketing e planejamento, diretor de controladoria e diretor de negócios e desenvolvimento de produtos. Mais recentemente, assumiu a vice-presidência de soluções de minério de ferro em outubro, após a saída de Marcello Spinelli e a posse do novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta.

Antes de ingressar na mineradora, Nogueira acumulou ampla experiência no setor, com passagens pela BHP Billiton, onde liderou operações de minério de ferro nas Américas e na África Ocidental. Atuou também como diretor-executivo da Tupy Fundições e consultor na McKinsey & Company. Além disso, o conselho da Vale aprovou recentemente a nomeação de Marcelo Bacci como diretor financeiro da companhia.

Com informações de Reuters e do Valor Econômico