‘Vai no caminho certo’, diz Itália após resolução sobre Gaza

ROMA, 18 NOV (ANSA) – O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, elogiou a aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que abre caminho para o envio de uma força internacional de estabilização à Faixa de Gaza.   

O texto obteve 13 votos a favor no principal órgão decisório das Nações Unidas, de um total de 15, e foi chancelado graças às abstenções de China e Rússia, que têm poder de veto e poderiam barrar a iniciativa.   

“Parece-me que passar à fase 2 da paz em Gaza vai no caminho certo, transformando o cessar-fogo em uma ação de paz”, declarou Tajani à margem de uma conferência sobre italofonia em Roma.   

“Nós faremos tudo o que for possível para reforçar uma situação de estabilidade, com o objetivo de se chegar a uma solução de dois povos e dois Estados”, assegurou.   

A resolução é baseada no plano de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e prevê uma força internacional de estabilização para assegurar o cessar-fogo em Gaza, o desarmamento do Hamas e a instituição de um “conselho de paz” presidido pelo próprio magnata e que, segundo ele, “incluirá os líderes mais poderosos e respeitados do mundo”.   

Esse organismo será responsável por supervisionar a governança em Gaza até 31 de dezembro de 2027, enquanto se aguarda o processo de reforma da Autoridade Nacional Palestina.   

(ANSA).