Mundo

Vacina cubana Soberana 02 tem 62% de eficácia contra Covid


HAVANA, 21 JUN (ANSA) – A vacina cubana Soberana 02 apresentou eficácia de 62% na prevenção da Covid-19, de acordo com resultados preliminares divulgados no último fim de semana pela entidade que reúne as indústrias farmacêuticas da ilha.   

“A candidata a vacina anti-Covid Soberana 02 alcançou 62% de eficácia nas análises preliminares da fase 3 de ensaios clínicos”, diz um comunicado da BioCubaFarma, que participa dos testes em humanos deste e de outros quatro imunizantes no país.   

A fase 3 dos ensaios envolveu 44 mil voluntários divididos em três grupos, sendo dois experimentais e um de controle. Uma parte das pessoas tomou duas doses com intervalo de 28 dias; outro recebeu uma terceira dose de reforço com a “Soberana Plus” depois de mais 28 dias; e o terceiro tomou um placebo.   

A eficácia de 62% diz respeito ao regime de duas doses, enquanto aquela referente ao de três ainda não foi divulgada.   

“Esse resultado não é de uma eficácia frente à cepa original, e sim contra a combinação das cepas circulantes em Havana, onde há um percentual importante daquelas [variantes] chamadas preocupantes em termos de transmissibilidade e escape a vacinas”, diz a BioCubaFarma.   

A eficácia registrada nos ensaios clínicos supera o mínimo exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%.   

Para entrar em uso, no entanto, o imunizante precisa ser aprovado pelo Centro de Controle Estatal de Medicamentos (Cecmed).   

“Esse resultado da ciência cubana tem alcance mundial”, comemorou no Twitter o presidente Miguel Díaz-Canel. Cuba acumula 167,8 mil casos e 1.159 mortes por Covid-19, mas atravessa seu pior momento na pandemia. No último domingo (20), o país de 11 milhões de habitantes registrou 1.436 contágios e 11 óbitos. (ANSA).   

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago