Uma equipe de cientistas informou que uma vacina contra o câncer pode ficar pronta para uso até 2023. Eles são os mesmos que estiveram envolvidos na produção do imunizante Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. As informações são do Independent.

O casal alemão, os professores Ugur Sahin e Ozlem Tureci, hesitaram em afirmar que podem ter encontrado a cura para o câncer, mas informaram que tiveram grandes “descobertas” nas quais prosseguiram trabalhando.

Os dois ainda disseram que o desenvolvimento do imunizante contra a Covid “contribuiu para o nosso trabalho contra o câncer”, pois se utilizou a tecnologia de mRNA, que se destacou durante a pandemia.

Ao ser questionado sobre quando a vacina contra o câncer pode ser usada nos pacientes, o professor Sahin informou que isso pode acontecer “antes de 2023”.

“O que desenvolvemos ao longo de décadas para o desenvolvimento da vacina contra o câncer foi o vento a favor do desenvolvimento da vacina Covid-19, e agora a vacina Covid-19 e nossa experiência em desenvolvê-la ajuda no nosso trabalho contra o câncer. Aprendemos a fabricar vacinas de forma melhor e mais rápida. Aprendemos em um grande número de pessoas como o sistema imunológico reage ao mRNA”, completou a professora Ozlem Tureci.

“Como cientistas, sempre hesitamos em dizer que teremos uma cura para o câncer. Temos vários avanços e continuaremos trabalhando neles”, finalizou Sahin.