Acho que a marca de tecnologia favorita não é mais a menina dos seus olhos. Os fãs de smartphones têm reclamado dos novos dispositivos da Apple desde o anúncio possivelmente anticlímax do iPhone 15 na terça-feira (12).

No X (antigo Twitter), os usuários chegaram ao ponto de afirmar que “a inovação morreu com Steve Jobs”, o cofundador e ex-CEO da Apple que morreu em 2011 de câncer aos 56 anos.

Os novos iPhones, previstos para serem lançados em 22 de setembro, apresentam vidro com infusão de cores nunca antes visto – uma “inovação na indústria” – e novas portas de carregamento.

Embora o tamanho da tela seja comparável ao do 14, o design de titânio do 15 o torna o “modelo Pro mais leve até agora”, escreveu o CEO da Apple, Tim Cook , no X.

Mas o sistema aprimorado de câmera dupla, o desempenho geral aprimorado e os recursos de segurança expandidos não foram suficientes para os críticos amadores online que afirmam que os modelos do iPhone 15 carecem de inovação suficiente para diferenciá-los da geração anterior.

“A inovação da Apple morreu com Steve Jobs”, escreveu um crítico descontente no X. “Quase tudo desde 2011 foram melhorias de 0,5 a 1° em produtos existentes – exceto o relógio – o que era inevitável de qualquer maneira.”

“Conheça o novo Apple iPhone 13, quero dizer 14, não, desculpe, 15!” brincou outro .

“Acompanhei o evento da Apple e não há diferença entre o iPhone 14 e o iPhone 15”, argumentou outra pessoa .

“Sou um grande fã da Apple e o iPhone 15 é tão insípido”, reclamou um depreciador . “Estou pulando e esperando para ver o iPhone 16. Ele deveria se chamar iPhone 14.2. Isso não foi suficiente para ganhar o ’15’”.

Kaiann Drance, vice-presidente mundial de marketing de produtos do iPhone da Apple, insiste que os modelos atualizados de smartphones são “um grande salto” em inovação, de acordo com o comunicado de imprensa.

Mas alguns fanáticos da Apple estão se deleitando com um botão de ação supostamente personalizável onde antes ficava o botão de mudo.

Se for verdade, o novo recurso, de acordo com MacRumors , diferenciaria bastante o iPhone 15 dos modelos anteriores, permitindo aos usuários a capacidade de “acessar várias funções e configurações sem necessariamente desbloquear o dispositivo ou navegar para um aplicativo”. Embora não pareça ser suficiente para clientes insatisfeitos no X.