O capitão da seleção uruguaia, Diego Godín, disse nesta terça-feira acreditar que Luis Suárez não terá problemas para se recuperar de sua operação no joelho a tempo de disputar a Copa América.

Depois de um breve treino aberto à imprensa pela manhã no Complexo Celeste, o ex-jogador do Atlético de Madrid contou na entrevista coletiva que conversou com Suárez, que passou pela cirurgia no dia 9 de maio devido a uma lesão meniscal interna do joelho direito.

“Está bem. Se recuperou, pelo que me disse, muito melhor do que quando sofreu a lesão na Copa do Mundo de 2014. Ele já tem a experiência dessa lesão e essa recuperação. Ele vem bem, então eu acredito e quero que ele não tenha problemas para estar em condições de disputar a Copa América”.

Nove jogadores se somaram a esse treino sob os olhares do técnico Oscar Tabárez: Diego Godín, José María Giménez, Federico Valverde, Maximiliano Gómez, Jonathan Rodríguez, Martín Silva, Gastón Pereiro, Sebastián Coates e Fernando Muslera, que se incorporou ao grupo nesta terça.

Nicolás Lodeiro, Matías Vecino, Rodrigo Bentancur e Mathías Suárez se exercitaram no ginásio.

Godín destacou o compromisso da equipe e garantiu que a seleção celeste vai chegar ao Brasil com os objetivos claros. “Vamos com a esperança e a vontade de vencer. Nosso primeiro objetivo é o Equador, tentar superar a fase de grupos. Mas, como é uma marca na história, o Uruguai tem que pensar em vencer a Copa América”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O Grupo C, que a Celeste integra junto com Equador, Japão e Chile, será “difícil”, advertiu o capitão, e garantiu que “como em todos os torneios curtos, o que vem em seguida vai depender do primeiro jogo”.

A competição mais recente que contou com a participação da seleção uruguaia foi a China Cup, “com adversários que não têm o nível de uma Copa do Mundo ou de uma Copa América”, avaliou Godín, mas onde “o time manteve uma grande solidez defensiva, como um bloco”.

“Melhoramos na posse de bola e nas jogadas coletivas para chegar à área. Eu não vejo o futebol de uma só maneira, acho que todas as possibilidades e caminhos são válidos para chegar ao gol e ganhar as partidas. Temos algo muito bom, uma característica do Uruguai, que é a solidez, o trabalho em bloco, o jogo defensivo, o contra-ataque, o jogo direto. Temos que manter e melhorar isso. Acho que estamos em um bom momento”, acrescentou.

Perguntado por sua suposta transferência para a Inter de Milão, o jogador preferiu ser precavido. “Não vou falar de clubes porque não é o momento de comunicar nada, quando tiver que comunicar algo e confirmar, farei isso”.

Esta semana a maioria dos jogadores vão chegar para formar o elenco uruguaio e a quinta-feira é a data limite para que Tabárez divulgue a lista de convocados para a Copa América, que será disputada no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho.

A seleção celeste viaja no dia 13 a Belo Horizonte, onde fará sua estreia no dia 16 contra o Equador.

Antes de partir, os jogadores vão se despedir da torcida no dia 7 de junho, contra o Panamá no Estádio Centenário.

gv/ol/aam/lca


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias