12/07/2024 - 15:45
A seleção uruguaia de Marcelo Bielsa, que chegou à Copa América 2024 entre as grandes favoritas, ficou pelo caminho e agora busca o terceiro lugar do torneio contra o Canadá, em jogo que será disputado neste sábado (13), no Bank of America Stadium, em Charlotte (Carolina do Norte).
Treinado pelo americano Jesse Marsch, o Canadá foi um dos convidados da Concacaf para o torneio da Conmebol e se deu melhor que seus vizinhos e coorganizadores da Copa do Mundo de 2026, Estados Unidos e México, eliminados na fase de grupos.
A seleção canadense chegou até a semifinal e caiu diante da Argentina (2 a 0), enquanto o Uruguai foi derrotado pela Colômbia (1 a 0) no mesmo estádio que vai receber a disputa do terceiro lugar.
Embora os colombianos tenham jogado com um homem a menos durante todo o segundo tempo pela expulsão do lateral-direito Daniel Muñoz, a ‘Celeste’ não conseguiu empatar depois de sofrer o gol de Jefferson Lerma.
“Tentamos todos os caminhos possíveis”, lamentou Bielsa em entrevista coletiva.
Os canadenses, por sua vez, foram eliminados com os gols de Julián Álvarez e Lionel Messi para a ‘Albiceleste’.
“Temos um grande talento, bons goleadores, e sei que vamos continuar evoluindo”, expressou Marsch. “Temos que dar crédito aos jogadores nestas semanas por terem jogado como jogaram. Estamos claramente no caminho certo”.
Uma briga nas arquibancadas com jogadores uruguaios envolvidos ofuscou o final da partida contra a Colômbia e roubou a cena da prévia do duelo com o Canadá. Os jogadores da ‘Celeste’ afirmam que os torcedores agrediram seus familiares, inclusive crianças, e que saíram em sua defesa.
O lateral Guillermo Varela foi expulso quando os incidentes começaram e vai desfalcar o Uruguai no sábado, assim como o meia Nicolás de la Cruz.
Os dois jogadores do Flamengo ficarão de fora junto com o zagueiro Ronald Araújo, que sofreu uma lesão muscular, enquanto o volante Rodrigo Betancur é dúvida por problemas físicos que obrigaram sua substituição contra a Colômbia.
Nahitan Nández, pelo menos, volta depois de cumprir suspensão.
Pelo Canadá, Alphonso Davies, lateral do Bayern de Munique, também é dúvida depois de ter sofrido uma lesão na semifinal.
Fora das quatro linhas, a preparação para a partida está marcada pela movimentação jurídica da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) depois dos atos de violência da última quarta-feira.
A Conmebol anunciou que abriu um processo disciplinar para estabelecer “responsabilidades’, qualificando o ocorrido como “inaceitável”.
A confederação não deu maiores detalhes, mas segundo a imprensa dez jogadores estão sendo investigados, entre eles Darwin Núñez, Federico Valverde e José María Giménez.
“Aplicaremos uma estratégia jurídica para evitar que as punições sejam graves”, visando o retorno das Eliminatórias para a Copa de 2026, disse o presidente da AUF, Ignacio Alonso, que alegou que os jogadores tiveram uma reação “instintiva” para proteger seus familiares.
– Escalações prováveis:
Uruguai: Sergio Rochet – Nahitan Nández, José María Giménez, Sebastián Cáceres, Lucas Olaza – Federico Valverde, Manuel Ugarte, Giorgian De Arrascaeta – Facundo Pellistri, Darwin Núñez e Cristian Olivera. Técnico: Marcelo Bielsa.
Canadá: Maxime Crepeau – Alistair Johnston, Moise Bombito Lumpungu, Derek Cornelius, Richie Laryea – Ismael Koné, Stephen Eustaquio – Liam Millar, Jonathan David, Jacob Shaffelburg – Cyle Larin. Técnico: Jesse Marsch.
Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela).
erc/ol/ma/cb/yr