Uruguai aprova projeto de lei que legaliza eutanásia

MONTEVIDÉU, 16 OUT (ANSA) – O Senado do Uruguai aprovou um projeto de lei que legaliza a eutanásia, tornando o país um dos poucos da América Latina ? e do mundo ? a permitir a morte deliberada com assistência médica.   

Já chancelada pela Câmara dos Deputados em agosto, a iniciativa promovida pela coalizão de esquerda Frente Ampla descriminaliza essa prática para adultos mentalmente saudáveis e que estejam em estágio terminal de doenças incuráveis ou irreversíveis ou sofram de modo “insuportável”.   

A discussão no Senado durou mais de 10 horas e terminou com 20 votos a favor, de um total de 31 parlamentares presentes, confirmando o Uruguai como país de vanguarda na América Latina em temas progressistas, como a legalização da maconha, do casamento homoafetivo e do aborto.   

Na região, as Justiças de Colômbia e Equador já descriminalizaram a eutanásia sem a necessidade de intervenção do Parlamento, enquanto Cuba permite a prática para pacientes mantidos vivos por aparelhos. No Brasil, a eutanásia (efetuada por médicos) e o suicídio assistido (realizado pelo próprio paciente, mas com assistência médica) são proibidos.   

Uma pesquisa recente apontou que mais de 60% dos uruguaios eram favoráveis à aprovação da lei, e apenas 24% expressavam contrariedade. (ANSA).