Os ursos panda Bao Li e Qing Bao, enviados pela China aos Estados Unidos, chegaram ao Aeroporto Internacional de Washington nesta terça-feira (15).

Os dois mamíferos, com seu forte simbolismo diplomático, receberão uma recepção de alto nível em Washington, já que a cidade está sem pandas há quase um ano.

Oriundos da província de Sichuan, na China, o macho Bao Li e a fêmea Qing Bao têm três anos de idade. Eles viajaram em gaiolas individuais em um avião de carga especial chamado “Panda Express”, com um grande suprimento de bambu.

A transferência foi realizada sob supervisão veterinária constante por uma equipe de cuidadores na capital dos EUA.

Foi a primeira-dama dos EUA, Jill Biden, e o Smithsonian National Zoo que fizeram o anúncio no final de maio.

É nesse zoológico de Washington que o público americano poderá conhecer os dois “embaixadores pandas” em algumas semanas, após um período de quarentena e aclimatação.

A partida para a China dos três últimos pandas alojados em Washington em novembro de 2023, após a expiração de um contrato de empréstimo, foi interpretada como um sinal de tensões bilaterais.

O primeiro par de pandas foi oferecido por Pequim aos Estados Unidos em 1972, após uma visita histórica do presidente Richard Nixon à China comunista de Mao Zedong.