Edição nº2548 19/10 Ver edições anteriores

Urgente melhorar

APU GOMES

Diagnóstico preciso da zika é um grande desafio no Brasil. O consórcio mundial (ZIKAlliance) para controle e prevenção da doença acaba de divulgar pesquisa inédita sobre a capacidade de laboratórios darem diagnósticos precisos do mal, em testes por biologia molecular (PCR). De 15 unidades brasileiras, de sete estados (muitas nas áreas do surto de 2016) só 27% foram certeiras nas respostas, analisando amostras cegas (quando o laboratório não sabe o que contém), em 2017. O baixo índice aqui não ficou longe de outros 50 laboratórios de 31 países: 33%. Os 27 pesquisadores de 18 instituições, do Brasil e do exterior, consideram vital a obtenção de taxas melhores: falsos positivos têm conseqüências dramáticas. Houve alta de 90% de aborto ilegal na América Latina, na epidemia de dois anos atrás.

Justiça trabalhista
Hora H

Caso nessa sexta-feira 8 a OIT condene de vez a reforma da CLT feita em 2017, os juízes estarão livres para dar decisões diferentes do que consta nos artigos 611-A e 611-B, sem risco de descumprirem as normas do Direito do Trabalho. O primeiro trata das situações em que a convenção coletiva e o acordo coletivo têm prevalência sobre a lei, e o segundo quando isso não é permitido. Mas o Planalto pode abafar a crítica, basta mudar trechos da lei.

Futebol
Oh fase!!!

Não é só no gramado que o Grêmio vem se mostrando campeão. Também nos tribunais. O tricolor gaúcho venceu disputa na semana passada, no STJ. A Corte negou pretensão de um cidadão que queria direitos autorais pelo hino do clube.

Telecomunicações
Alô, alô

Tal como nos cigarros, um projeto de lei no Congresso quer incluir nos celulares uma mensagem de advertência obrigatória: “o uso excessivo faz mal à coluna cervical”. A proposta está na Comissão de Defesa do Consumidor. Depois irá para a de Ciência, Tecnologia e Comunicação (CCT), onde o OK deverá ser fácil. É presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), autor da ideia e médico-ortopedista. Segundo ele, 44% das pessoas usam celular de forma compulsiva e 66% dormem com o aparelho ligado, junto à cama. “Que deitem e acordem sabendo que o abuso é ruim”.

Mente humana
ID, Ego e Superego

FHC foi a estrela de seminário, em São Paulo, que marcou os 20 anos das organizações sociais, aliás, criadas em seu governo no rastro da reforma do Estado. Foi na segunda-feira 28, com o País agitado por conta da greve dos caminhoneiros e as indecisões do governo sobre como resolver a situação. O ex-presidente foi muito aplaudido em trecho especial do discurso, ou seja, quando disse “que todo mundo quer mudanças no Brasil, desde que não mexam comigo”.

Economia
Na primeira semana…

Michael Spilotro

A Febraban registrou 13.141 pedidos de adesão ao acordo que prevê a compensação de perdas com os planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991). Os 16 bancos envolvidos no processo estimam liberar os primeiros créditos em junho. Cerca de três milhões de poupadores serão beneficiados. “A solução de um contencioso de tal ordem demonstra, para a sociedade, que a mediação e a conciliação são os melhores caminhos para resolver conflitos”, diz Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN.

Eleições 2018
Muita conversa

Alex de Jesus

Cresce nos círculos políticos mineiros a quase certeza de que Márcio Lacerda deve ser o vice de Ciro Gomes. O ex-prefeito segue fazendo campanha para governador ou senador, conforme os interlocutores. Mas, no fundo, aprimora o entendimento com Ciro. Isso pode resultar numa união do PDT com PSB e PT, beneficiando as reeleições de governadores no Ceará, em Pernambuco e em Minas Gerais. Aumentam as chances de Fernando Pimentel, o que implicaria a volta do apoio do presidente da Assembleia mineira, Adalclever Lopes. A crise estacionou todo mundo fora da pista – o retorno pode ser em alta velocidade.

Agricultura
Público-alvo

Até agora não se tem ideia de como será implementada a MP que reservou 30% do frete contratado pela Conab para escoar produtos dos estoques do governo. Vale frisar que os pequenos caminhoneiros, historicamente, já fazem esse transporte. Só que por uma via transversa. Em geral, as grandes empresas vencem os leilões públicos e subcontratam quem tem caminhão mais velho, já que não querem usar seus veículos mais caros e novos para ir onde estão os desabastecidos pequenos agricultores. Em tempo: a estatal gastou R$ 134 milhões nos últimos doze meses na contratação de serviços de transporte.

MPF
Mais anotações

Ao contrário do que queriam em embargos de declaração as defesas de 15 réus (entre eles as de José Dirceu, José Genuíno e Delúbio Soares), o STJ deu sinal verde para prosseguir a Ação Civil Pública, que inclui mais condenações a envolvidos no processo do mensalão. As acusações são de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, corrupção ativa e passiva por meio de desvio de recursos públicos e de empresas estatais.

Assédio sexual
Ato doloso

Depois de São Paulo, onde a CPTM foi condenada a pagar R$ 50 mil a mulher vítima de abuso sexual em vagão da companhia, na terça-feira 5, na 2ª Vara Criminal de Bangu, no Rio de Janeiro, outro caso do gênero será julgado. O réu Brasil de Oliveira Lima é acusado de ejacular na perna de usuária da Supervia, em outubro passado. Se houver condenação, como se imagina, uma perícia fixará o valor da indenização.

Ministério Público
Acabou a disputa

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a decisão de Raquel Dodge de revogar o ato que federalizaria a investigação do homicídio da vereadora Marielle Franco (Psol) e seu motorista Anderson Gomes, o CNMP arquivou a queixa do MP fluminense, contra o que considerava quebra de sua autonomia pela Procuradoria-Geral da República.

Alimentos
Opção à mesa

Lilian Alves

Cerca de 12% dos brasileiros nunca comeram carne ovina. Foi o que revelou pesquisa recém-concluída da Embrapa, destinada a identificar as razões pela baixa demanda do produto. Mesmo no sul, onde há tradição na criação e consumo, ela não está no cardápio da semana. Além da falta de hábito, pesa no resultado a pouca oferta de cortes mais apropriados ao dia a dia, como acontece com outras proteínas animais. Entre os que saboreiam estima-se consumo de apenas 400g anuais per capita. Se você está nos 25 milhões que nunca provaram, talvez seja a hora.

STF
Mandou ver

Constitucionalista como ele só, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, falou no Congresso Brasileiro de Direito Constitucional. “Sinto amargura quando vejo que, pelos motivos errados, são desautorizados juízes corajosos que, dentro da Constituição e das leis, enfrentam a corrupção, o compadrio e os saqueadores dos cofres públicos”.


Mais posts

Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.