A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) anunciou, nesta quinta-feira (9), que fechou sua sede em Jerusalém oriental, depois que “extremistas israelenses” incendiaram uma área externa do recinto, após semanas de ataques reiterados.

“Esta tarde, moradores israelenses atearam fogo duas vezes ao perímetro da sede da UNRWA na Jerusalém oriental ocupada”, escreveu o diretor da agência, Philippe Lazzarini, na plataforma X.

O incêndio foi provocado quando “pessoal da UNRWA e de outras agências da ONU” estavam no local, denunciou, acrescentando que decidiu fechar o recinto “até que a segurança necessária seja restabelecida”.

Lazzarini disse que este foi o “segundo incidente odioso em menos de uma semana”, cometido por “extremistas israelenses”, no qual “vidas de funcionários da ONU foram postas gravemente em perigo”.

Estes escritórios da UNRWA abrigam um posto de gasolina para veículos desta agência da ONU, ressaltou, lembrando que “é responsabilidade do Estado de Israel, enquanto potência ocupante, fazer o necessário para que o pessoal e as instalações das Nações Unidas estejam protegidos permanentemente”.

bur-ayv/al/hme/sag/js/mvv/ic/rpr