Conhecido por seus trabalhos e conteúdos relacionados ao mercado financeiro, o especialista Cristiano Bianor produz uma série de explicações sobre como investir com responsabilidade e de forma inteligente. Entre muitos conteúdos divulgados em suas redes sociais, um assunto muito importante entrou em pauta recentemente: o NFT, uma sigla em inglês que significa “Token Não Fungível”.
No mundo dos negócios, o NFT são tokens, mas de forma insubstituível, pois cada um contém uma informação gravada exclusiva. Segundo o profissional, obtê-las é como adquirir obras de artes, mas de forma digital, podendo utilizá-las para comercializar músicas, artes digitais, itens de jogos, dentre outros.
Seu lado extraordinário se dá na exclusividade para quem a adquire, não podendo ser ‘gasta’ ou ‘comercializada’. “Uma outra vantagem do NFT se refere aos direitos autorais, pois a dificuldade da comercialização de artes digitais é a facilidade em vazamento de dados”, comenta Bianor, que contabiliza mais de 300 mil seguidores nas redes sociais.
O sistema de proteção contra fraudes e a criptografia — mecanismo de segurança para que apenas pessoas que têm acesso possam usar —, são diferenciais do NFT. De acordo com Cristiano, elas em parceria com contratos inteligentes, podem incluir atributos detalhados como a identidade do proprietário, metadados e links seguros.