A Universidad Católica do Chile derrotou o Grêmio por 2 a 0 nesta quarta-feira com dois gols em apenas dois minutos pouco antes do intervalo pela terceira rodada do grupo E da Copa Libertadores.

O triunfo reanima os chilenos graças aos gols do argentino Fernando Zampedri aos 44 minutos e César Pinares dois minutos depois, quebrando a boa organização que o tricolor gaúcho havia mostrado até então.

Os três pontos conquistados colocam a Universidad Católica de volta à briga pela classificação após duas derrotas nas duas primeiras rodadas em um grupo que é liderado pelo Inter de Porto Alegre com 7 pontos, após vencer os colombianos do América de Cali nesta rodada por 4 a 3. O Grêmio ficou com 4 pontos e América e Católica estão agora empatados com 3.

O jogo foi marcado pelas medidas de segurança sanitária estabelecidas pela Conmebol para a retomada da Libertadores após seis meses de suspensão devido à pandemia, com máscaras, testes de PCR e mobilidade controlada nas duas delegações.

– Dois gols em dois minutos –

A Católica teve a posse de bola desde o início do jogo, com um Grêmio ordenado fechando o meio do campo e forçando o time local a jogar pelas laterais de forma inofensiva durante a maior parte do primeiro tempo.

Quase no intervalo, o zagueiro-central e capitão gremista, Pedro Geromel, se machucou e teve que ser substituído, enquanto o argentino Luciano Aued se aproximou da bola e se tornou peça chave para sua equipe com dois lances de qualidade que fizeram a diferença.

Ele deu um ótimo lançamento pela ponta esquerda para Rebolledo que dominou e cruzou na área. Lezcano desviou e a bola ficou com Zampedri, que ajeitou com a coxa e solta a bomba (44).

Dois minutos depois, outro grande passe de Aued pegou a defesa do Grêmio adiantada e deixou Pinares sozinho na frente do goleiro. Ele deu um balãozinho e mandou para o fundo da rede de cabeça, ampliando a vantagem.

– Grêmio sem reação –

O segundo tempo teve o mesmo roteiro da primeira etapa, com a Universidad Católica movimentando a bola devagar e um Grêmio que recuperou a ordem perdida mas corria em busca da bola.

Nem as alterações dos brasileiros nem a necessidade de virar o placar fizeram os gaúchos reagirem, e eles não se aproximaram do gol com perigo durante todo o jogo.[

As coisas ainda pioraram na reta final com a expulsão de David Braz, que se torna mais um desfalque para o Grêmio após os quatro na rodada anterior no empate sem gols contra seu maior rival, o Inter.

Dois gols acabaram ficando barato para os chilenos, que desta vez mostraram porque são líderes insolados. Zampedri poderia ter ampliado em outras duas chances nítidas quando ficou cara a cara com o goleiro Vanderlei, que impediu seu time de voltar a Porto Alegre tendo sofrido uma goleada.

apg/gfe/aam