Por Pushkala Aripaka e Keith Weir e Pamela Barbaglia

(Reuters) – A Unilever sinalizou nesta segunda-feira interesse no negócio de saúde do consumidor da GlaxoSmithKline (GSK), chamando-o de “forte ajuste estratégico”, mas suas ações caíam forte, mostrando as dúvidas de investidores sobre a oferta de 50 bilhões de libras (68,4 bilhões de dólares).

A GSK disse no fim de semana que rejeitou a oferta da Unilever pelo negócio, que abriga a pasta de dente Sensodyne, o suplemento vitamínico Emergen-C e o analgésico Panadol.

As ações da GSK saltaram 5% no início do pregão para o pico alto desde maio de 2020. A GSK disse no sábado que a proposta da Unilever subvalorizou fortemente o negócio, acrescentando que manteria seu plano de listar a divisão neste ano.

“A aquisição criaria escala e uma plataforma de crescimento para o portfólio combinado nos Estados Unidos, China e Índia, com mais oportunidades em outros mercados emergentes”, disse a Unilever, apontando sinergias nos negócios de higiene bucal e suplementos vitamínicos.

Uma fonte a par do assunto disse que a divisão de negócios pode seu valor de mercado elevado para quase 100 bilhões de dólares quando for cindido e listado. “No momento, há mais valor em uma cisão, mas se a Unilever estiver pronta para chegar acima de 60 bilhões de libras, um diálogo poderá começar”, disse.

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A Unilever, que deve anunciar uma iniciativa no fim deste mês para fortalecer seus negócios, disse que está comprometida com “estrita disciplina financeira” para quaisquer aquisições, acrescentando que tais acordos serão acompanhados pelo desinvestimento de negócios ou marcas com margens mais baixas.

A GSK vem buscando uma listagem separada do braço de consumo após pressão de investidores para explorar uma reformulação da empresa e se concentrar em seus negócios farmacêuticos.


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