Unifil acusa Israel de disparos próximos a soldados no Líbano

ROMA, 16 NOV (ANSA) – A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) anunciou neste domingo (16) que seus soldados foram alvo de disparos das Forças de Defesa de Israel (IDF).   

De acordo com a missão de paz da ONU, que tem a Itália entre seus maiores contingentes, os tiros partiram de um tanque Merkava posicionado por militares de Tel Aviv no sul do Líbano.   

A Unifil informou que os disparos de metralhadora pesada atingiram uma área a menos de cinco metros de seus soldados, que conseguiram se retirar em segurança alguns minutos depois, após o veículo blindado recuar para território controlado por Israel.   

A força de paz declarou que a ofensiva “representou uma grave violação” das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que pôs fim ao conflito de 2006 entre Israel e o Hezbollah. Pelo acordo, Tel Aviv deveria retirar suas forças do sul do Líbano, mas manteve tropas em cinco áreas consideradas estratégicas.   

O incidente de hoje, porém, não foi o primeiro em que a Unifil acusou Israel de colocar em risco seus militares.   

“Mais uma vez, apelamos às Forças de Defesa de Israel para que cessem qualquer comportamento agressivo e ataques contra ou nas proximidades das forças de paz”, afirmou a organização.   

Em um comunicado, as forças israelenses disseram que “nenhum disparo deliberado” foi efetuado contra membros da Unifil em Beirute. O exército afirmou ter confundido os soldados com “suspeitos”. (ANSA).