Unica: consumo do ciclo Otto cai 1,32% em outubro

São Paulo, 01/12 – Em outubro, foram consumidos 4,698 bilhões de litros de gasolina equivalente pela frota de veículos leves (ciclo Otto) no País, aponta a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O número representa recuo de 1,32% na comparação com igual mês de 2019. De acordo com a Unica, esse foi o menor recuo mensal na comparação com 2019 desde o início da pandemia de covid-19. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, as vendas de combustíveis leves estão em 39,8 bilhões de litros de gasolina equivalente, queda anual de 10,1%.

O etanol – hidratado e anidro – teve participação de 47,32% no ciclo Otto em outubro; no acumulado do ano, ela ficou em 47%, menos do que os 48,3% de janeiro a outubro de 2019. O consumo de etanol hidratado teve queda de 9,13% em outubro ante outubro do ano passado, para 1,87 bilhão de litros. O volume total do hidratado consumido no ano apresenta queda de 15,3%, para 15,61 bilhões de litros.

Já o consumo de gasolina aumentou 2,1% em outubro na comparação anual; no ano, o cenário ainda é de queda, de 7,9%. “O crescimento do consumo de gasolina e a queda na demanda de etanol hidratado é explicada, entre outros fatores, pela maior recuperação das vendas de combustíveis leves na região Norte-Nordeste onde a competitividade do biocombustível é menor”, afirma, em nota, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.