Unesco reconhece Cânion do Rio Peruaçu como Patrimônio Mundial

SÃO PAULO, 13 JUL (ANSA) – O Cânion do Rio Peruaçu, localizado no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial Natural da Unesco, durante a 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris, neste domingo (13).   

O parque, que reúne ecossistemas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga, abriga um complexo de mais de 200 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos com vestígios humanos de até 12 mil anos, pinturas rupestres, além de uma rica biodiversidade.   

Entre destaques do Cânion do Rio Peruaçu estão a Gruta do Janelão, com galerias que ultrapassam os 100 metros de altura, e a Perna da Bailarina, uma estalactite com aproximadamente 28 metros de comprimento.   

Esse é o primeiro sítio do Patrimônio Mundial Natural localizado em Minas Gerais, e o nono no Brasil.   

Outros lugares no país já consagrados com o título são o Parque Nacional de Iguaçu (PR); as Reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento (ES e BA); as Ilhas Atlânticas Brasileiras (Fernando de Noronha-PE e Atol das Rocas-RN) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). (ANSA).