Cultura

Unesco diz que Palmira está preservada em grande parte, apesar dos graves danos


Apesar dos graves danos causados pelo grupo Estado Islâmico (EI), o sítio arqueológico de Palmira (leste da Síria) conserva em grande parte sua integridade e autenticidade, afirma uma missão de especialistas da Unesco.

A equipe, que viajou a Palmira para realizar uma avaliação dos danos, teve que examinar o Templo de Bel à distância, já que a construção está inacessível e à espera do fim da operação de retirada de minas, segundo um comunicado da Unesco.

Do mesmo modo, a Cidadela dos Mamelucos, situada em uma colina voltada para a cidade antiga, também sofreu graves danos e está inacessível.

No entanto, a missão da Unesco considerou que, apesar da destruição de vários prédios emblemáticos, o sítio arqueológico de Palmira conserva grande parte de sua integridade e autenticidade.

“Os sarcófagos e as estátuas, que eram muito grandes e pesados para serem transferidos a um local seguro antes da chegada dos extremistas, estão destruídos e pedaços espalhados pelo chão no museu”, afirmou a Unesco.

Os especialistas estudam medidas de emergência para garantir a estabilidade do prédio e assegurar um espaço de trabalho necessário para documentar e restaurar os objetos.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

A missão, liderada pela diretora do Centro de Patrimônio Mundial, Mecthild Rössler, esteve na cidade de 24 e 26 de abril.

“O relatório completo sobre Palmira será apresentado na 40ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontecerá em Istambul, Turquia, em julho deste ano”, assinala a organização.

mc/mb/cn

Veja também
+ Sabrina Sato mostra corpo musculoso em clique na floresta
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago