BARI, 22 JUL (ANSA) – Os trulli de Alberobello, na Puglia, sul da Itália, serão beneficiados com um plano de valorização de todos os sítios inscritos na lista de patrimônios mundiais da Unesco, informou a cidade metropolitana de Bari nesta terça-feira (22).
O comunicado, assinado também pelo município de Alberobello e por representantes da Puglia, da Superintendência da região e do Ministério da Cultura italiano, esclarece que o plano de gestão da Unesco tem como objetivo “proteger, valorizar e gerir de forma integrada um dos símbolos mais representativos do patrimônio cultural local: os trulli”.
De modo geral, a proposta quer “garantir a proteção a longo prazo do bem, promovendo uma gestão sustentável, coordenada e participativa”. Para isso, o plano define objetivos, ações e ferramentas para a conservação do sítio, sua promoção cultural e turística, bem como o envolvimento das comunidades locais por meio de uma governança integrada entre órgãos e instituições competentes.
O documento referente aos trulli de Alberobello foi encaminhado à sede da Unesco em Paris, na França, para a implementação da iniciativa, que prevê a designação de um coordenador do sítio e a criação de um comitê diretor que envolverá todos os órgãos signatários.
Os trulli de Alberobello foram reconhecidos como Patrimônio Mundial da Unesco em 1996. O sítio reúne a maior concentração do mundo de construções de pedra em formato de cone (trulli) com tecnologia milenar utilizadas como moradia ainda hoje. O local é um dos destinos turísticos mais populares do sul da Itália.
(ANSA).