Em ano de Copa do Mundo, as patrocinadoras esportivas lançam uniformes para seus clubes inspirados em seleções que disputam a competição. Em 2014, Santos, Corinthians e Palmeiras tiveram camisas com a cor amarela da seleção brasileira. Para 2022, a Umbro lançou kits especiais para os clubes do País, com homenagens à Inglaterra, Holanda e Nigéria, entre outras nações, mas um uniforme em especial chamou a atenção do público: o do Avaí, inspirado na Argentina.

Com forte rivalidade com o Brasil, a camisa resgata a forte conexão que Santa Catarina e Florianópolis têm com o país vizinho. Entretanto, essa mistura não agradou todos os torcedores. Nas redes sociais, alguns reclamaram de essa homenagem ter acontecido justamente em um “ano de Copa do Mundo”.

Entretanto, essa não é a primeira vez que a Umbro lança uma camisa especial para seus clubes brasileiros. Em 2018, o próprio Avaí já havia recebido um kit alternativo produzido pela marca. Na ocasião, fazia referência à França – que foi campeã naquele ano.

“Ao andar pelas ruas de Florianópolis ou pelas praias do litoral catarinense, não é difícil escutar o espanhol sendo falado. Muito pelo contrário. Devido à proximidade geográfica, assim como à beleza e à hospitalidade, Santa Catarina é o destino preferido dos nossos vizinhos argentinos, com praias como a de Canasvieiras sendo um verdadeiro reduto ‘hermano’ no qual a língua oficial deveria ser o portunhol”, afirma a Umbro a respeito do lançamento da camisa do Avaí.

“Com tamanha proximidade e integração, uma mistura cultural única foi criada na região. As cuias de mate estão sempre presentes na paisagem, assim como o azul e o branco, vestidos com muito orgulho tanto pelos argentinos como pelos avaianos. Ambos estão envolvidos por um amor imenso aos seus mantos”, completa.

OUTROS UNIFORMES DA COLEÇÃO DA UMBRO

A coleção intitulada da Umbro, intitulada “Nations 2022”, traz o lema “mistura que dá jogo”. Além do Avaí, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport receberam camisas especiais da marca. “Somos o abraço a povos, cores e culturas. Uma mistura que uniu a ginga nigeriana, a personalidade argentina, a tática holandesa, a entrega italiana e o espírito uruguaio e transformou o esporte bretão em algo totalmente novo”, diz a nota lançada pela Umbro nesta quarta-feira.

A Chapecoense, também de Santa Catarina, traz a mistura e as raízes de uma outra colônia importante no estado: a italiana. Com tons em grená, a camisa resgatas as cores do Torino, tradicional clube da Itália. “Somos o abraço a povos, cores e culturas. Uma mistura que uniu a ginga nigeriana, a personalidade argentina, a tática holandesa, a entrega italiana e o espírito uruguaio e transformou o esporte bretão em algo totalmente novo”, afirma a marca.

No aniversário de 120 anos do Fluminense, a Umbro lança mais uma camisa que lembra as origens do clube, com referências ao país fundador do futebol. “Oscar Cox, filho de um vice-cônsul inglês, foi um dos grandes responsáveis pela popularização do futebol entre os brasileiros. Em um período da história no qual o remo movia os clubes, surgiu o Fluminense Football Club, em 21 de julho de 1902. Foi também no Rio de Janeiro que a maior parte dos imigrantes ingleses desembarcaram para viver uma nova vida, trazendo ideias, costumes e ajudando no desenvolvimento industrial do país”.

Assim como em 2018, o Grêmio volta a ter um uniforme inspirado no Uruguai, país que faz fronteira com o Rio Grande do Sul, e reforça a “garra dos gaúchos”. “Culturas que se misturam dentro e fora de campo, com raízes históricas entrelaçadas entre si e que mantêm sua força até hoje. Na galeria de ídolos do clube, ainda aparece em destaque um grande uruguaio, Hugo De León, zagueiro que representa como poucos o que é ser gremista”.

Com o uniforme do Sport, a Umbro oferece uma aula de história, ao relembrar o período de ocupação holandesa no nordeste brasileiro. “Sob a administração de Maurício de Nassau, a região passou por um grande desenvolvimento, sendo uma das cidades mais modernas do Brasil naquele período. Em ambos os lados, o Leão aparece como símbolo de força, valentia e bravura”.

Por fim, a camisa do Santos relembra o episódio em que o clube “parou”, com Pelé, uma guerra no continente africano, em 1969. Em amistoso com a seleção do Centro-Oeste da Nigéria – nação homenageada pela Umbro -, a equipe venceu a partida, que foi realizada na cidade de Benin, em um estádio completamente lotado.

“Ninguém queria saber de guerrear quando era possível prestigiar o Rei do Futebol e o melhor time de futebol do mundo com os próprios olhos. Na nova camisa do Santos, este momento histórico é celebrado, assim como a forte ligação entre o Brasil e os povos africanos que, provenientes de diferentes regiões, hoje fazem parte de uma só população, a brasileira”, completa a nota.