O aplicativo de relacionamento Umatch foi criado para unir estudantes com estilos de vida e gostos parecidos. Para fazer parte é preciso receber um convite de um usuário e comprovar o vínculo com alguma instituição de ensino superior. Até o momento, o aplicativo está disponível a estudantes residentes do Estado de São Paulo.

Para dificultar a criação de contas falsas, a aprovação é feita de diferentes maneiras: o estudante pode enviar uma foto da carteirinha, cadastrar um e-mail com o domínio da faculdade, enviar um comprovante de matrícula ou o boleto da mensalidade para ser analisado.

De acordo com dados enviados à Universa, o aplicativo já tem 50 mil usuários cadastrados e existe uma lista de espera com 12 mil pessoas de outros estados.

Bruno Adami, de 24 anos, estudante da Poli-USP, e Cayo Syllos, de 25 anos, são os criadores do aplicativo. O Umatch está disponível para Android e iOS e tem a sua versão gratuita e a paga, no valor mensal de R$19,90.

Em seus perfis, os estudantes podem definir se estão em busca de homens, mulheres ou se isso não importa. A conta também tem o recurso “filtro universitário”, por meio dele o usuário pode especificar as universidades, campus e os cursos que deseja visualizar.

“Gosto dele porque encontro pessoas da mesma faixa etária e que estão na mesma vibe que eu. Gostam bastante de festas, de sair e que têm rotinas parecidas – muitas vezes até amigos em comum”, disse Giulia Ayako, de 21 anos, para a Universa.

Assim como outros aplicativos de relacionamentos, o Umatch também forma casais. Foi o caso de Julia Lima, de 19 anos, que conheceu o seu atual namorado por meio do aplicativo.

“Fui logo comentando sobre a gata que estava com ele na foto de perfil, porque sou apaixonada por gatos. Falamos por mais ou menos 10 dias, até que marcamos de tomar um vinho. Dois meses depois, começamos a namorar. Agora estamos juntos há seis meses”, contou Julia em entrevista à Universa.

Ao ser questionada, a empresa explicou que, depois de formado, o usuário pode continuar acessando a sua conta por até um ano.