Divulgação

Um espaço com poucas janelas, pouca iluminação e um grande balcão de madeira acompanhado com algumas mesas no salão. Mesmo quem nunca visitou um pub pessoalmente, conhece bem o cenário. Livros, filmes e séries medievais se usam deles como o palco de seus principais acontecimentos. Abreviação para o termo em inglês “Public House”, ou casa pública, em português – os pubs acabaram se tornando tão famosos quanto a própria rainha da Inglaterra. A notícia, portanto, de que o “Ye Olde Fighting Cocks” com seus mil e duzentos anos de história estava fechando as portas, causou comoção ao redor do mundo.

Com vista para as ruínas da antiga cidade romana de Verulamium, o histórico bar localizado na cidade de Saint Albans, foi levado à falência por causa dos constantes fechamentos causados pela pandemia. O gerente e atual proprietário, Christo Tofalli, usou o Facebook para anunciar o fechamento do ambiente: “Juntamente com minha equipe, tentei de tudo para manter o pub. No entanto, os últimos dois anos foram inéditos para a indústria da hospitalidade e derrotaram a todos nós”, disse. O texto de Tofalli, com diversos parágrafos, recebeu centenas de mensagens de apoio e até iniciativas para doação de recursos para que o pub continuasse funcionando.

Apesar das iniciativas que visavam a transformação do local em uma espécie de museu, com venda de camisetas e outras lembrancinhas, o atual proprietário decidiu que a melhor opção era vender o “Velhos galos de luta”, em tradução livre. Seu objetivo é evitar que o espaço perca sua identidade. Localizado a 35 quilômetros ao norte de Londres, o “Ye Olde Fighting Cocks” está à venda pela casa de leilões “JPS Chartered Surveyors”. Os interessados em adquirir o negócio devem entrar em contato com a empresa e oferecer a quantia que gostariam de pagar pelo negócio. Apesar de ter sido fundado no século XIII, as fundações do edifício atual são “novas”: datam de 1500 e estão em ótimo estado. Segundo Tofalli, muitas ofertas de compra estão chegando. “Estamos percebendo bastante interesse. Tenho certeza que o pub estará de volta em breve”, disse. Os amantes não só de cervejas, mas também de uísques e coquetéis como o “Blood Mary”, agradecem.

Divulgação

Idade é documento

Imagine apreciar uma bebida que levou 81 anos para conquistar um sabor único? A tradicional casa escocesa Macallan anunciou que é a detentora do uísque “mais antigo do mundo”. A bebida envelhecida em um barril de xerez a partir de 1940 ganhou o nome de “The Reach” e possui notas de chocolate amargo, trufa aromática, caramelo de melaço e gengibre cristalizado. As 288 luxuosas garrafas produzidas pela marca chegarão ao mercado avaliadas em US$ 150 mil, ou R$ 770 mil. Que tal uma dose?