Carreira de sucesso, novos projetos, futuro, saída da TV Globo, sonhos e mudanças profissionais foram alguns assuntos abordados com Juliana Paes, de 43 anos. Em entrevista à IstoÉ Gente, a atriz falou de tudo um pouco. Confira!

ISTOÉ GENTE: Quando vamos ver Juliana Paes novamente da TV? Pode adiantar algum projeto ?
Juliana Paes: Atualmente, vocês podem me ver como jurada no Caldeirola, um quadro de calouros do programa Caldeirão que eu estou me divertindo muito em fazer. O público também pode me rever como Maya em Caminho das Índias, que está sendo exibida atualmente no canal VIVA. Uma novela muito marcante para mim e que com certeza me traz lindas lembranças.

E em setembro, estarei de volta às telas de cinema no filme “Predestinado – Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”. É uma produção emocionante que conta a história de Zé Arigó, um grande médium que curou milhares de pessoas através de sua fé. No trabalho eu interpreto a Arlete, esposa de Arigó, e que esteve sempre ao seu lado o apoiando na missão de cumprir o seu destino. Então é só ligar a TV ou ir aos cinemas que eu estou por lá (risos).

ISTOÉ GENTE: Recentemente, você encerrou seu contrato com a TV Globo após 21 anos de emissora, como vê essa nova fase profissional mais livre?
Juliana Paes: Uma fase com novos desafios a serem desbravados, carregando sempre comigo a gratidão por tudo o que vivi até aqui. A Globo sempre será uma grande casa maternal para mim. Essa mudança foi uma decisão tomada em conjunto com a emissora, onde houve muito respeito, carinho e compreensão por ambas as partes. Continuo trabalhando em parceria com a Globo em novos formatos de contrato, ao mesmo tempo em que posso navegar por novos mares ou me dedicar a projetos pessoais.

ISTOÉ GENTE: Tem algo que sonhe em fazer na TV que ainda não teve a oportunidade de fazer?
Juliana Paes: Eu fui bastante privilegiada nesse sentido, tive chance de fazer personagens tão diferenciadas, como a mulher simples, batalhadora, a indiana, a que veio do sertão, a que vive na favela, personagens de fábula. Já fui mãe, já fui filha. De vida real, dessa época e de outras… Enfim, acho que vivi muitos desafios. Talvez me falte a grande vilã sem coração ou a desajuizada (risos).

ISTOÉ GENTE: Como foi dar vida a Maria Marruá em “Pantanal”?
Juliana Paes: Foi uma experiência muito marcante, de fato! A Maria Marruá é uma personagem profunda, que carrega em si uma história de muita dor e sofrimento, mas, principalmente, de amor. O simbolismo por trás de se transformar em onça para proteger a sua filha é algo que explica o verdadeiro significado de ser mãe, ao mesmo tempo em que traz magia e algo muito único para a narrativa.

Viver Maria Marruá me proporcionou a experiência de gravar no Pantanal, que foram dias muito especiais para mim, em que tive a oportunidade de aprender mais sobre a cultura, fauna e flora daquele bioma. Nesse período também conheci e me tornei embaixadora do Instituto Arara Azul, que tem um trabalho lindo, e totalmente fundamental, de proteção ambiental naquele local.

ISTOÉ GENTE: Alguns atores estão apostando na carreira de apresentadores, caso você recebesse um convite para comandar algum programa, aceitaria?
Juliana Paes: O trabalho do apresentador é um dos que mais admiro. Fico completamente fascinada com o exímio talento desses profissionais em tocar o público, com a rapidez de pensamento, o jogo de cintura, a consciência do todo… Essa é uma área relativamente nova para mim. Já participei de projetos como apresentadora, mas precisaria estudar mais as técnicas de apresentação antes de entrar nesse novo universo, principalmente no ‘ao vivo’. Mas gosto dessa comunicação direta com o público. Quem sabe algum dia? Só o tempo dirá.

ISTOÉ GENTE: Como foi protagonizar a nova campanha de Resfenol?
Juliana Paes: Eu amei! Sou apaixonada pelo universo da publicidade, no qual, inclusive, sou formada! Essa campanha foi produzida por uma equipe super competente e criativa, com quem eu tive um prazer enorme em trabalhar. O mais legal é que convidamos os consumidores para serem protagonistas juntos comigo. Então no vídeo aparecem mensagens deles, possibilitando essa interação. Gosto de pontuar que sou embaixadora da Resfenol pelo segundo ano consecutivo com propriedade, porque a marca de fato está presente em minha casa para sempre que surgir aqueles sintomas de gripes e resfriados que às vezes não conseguimos evitar. Estou muito feliz com a nossa parceria!