Guilherme Amado Coluna

Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

Um problema para o PSB na Paraíba

Aliado de Lula, governador João Azevedo, do PSB, escolheu candidato do PP à sua sucessão no estado

Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Candidato ao Senado, o governador da Paraíba, João Azevedo, está arrumando um problema para o seu partido, o PSB, no estado. Azevedo já declarou apoio a seu vice, Lucas Ribeiro, do PP, partido que acabou de deixar o governo Lula.

Nacionalmente, no entanto, o PSB ainda quer discutir essa aliança, que pode refletir negativamente nas disputas de outros estados e mesmo na campanha de reeleição do presidente — os pessebistas querem manter Geraldo Alckmin na chapa com Lula.

Sobrinho de Aguinaldo Ribeiro, um dos deputados mais influentes do PP, Lucas é uma escolha de Ciro Nogueira, presidente do partido e hoje crítico feroz do governo Lula. Na Paraíba, o barulho em torno dessa candidatura é forte e levou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a sair do PP em setembro. Cotado como candidato ao governo, Lucena encaminhou uma ida ao MDB dos irmãos Veneziano e Vital do Rêgo, senador e presidente do TCU, respectivamente.

Segundo fontes do PSB nacional, Azevedo fez sua escolha, mas uma decisão sobre a eleição no estado só deve ser tomada no ano que vem.