Medicina & Bem-estar

Um Nobel para a cura

O mais importante prêmio da medicina homenageia os dois cientistas que criaram as bases da imunoterapia, hoje a forma mais eficaz de combate ao câncer


James Allison trabalha na Universidade do Texas, nos EUA. Tasuku Honjo, na Universidade de Kyoto, no Japão. Na segunda-feira 1, os dois receberam os telefonemas que mudaram suas vidas e seu papel na ciência. Eram os representantes do Instituto Karolinska, na Suécia, comunicando a ambos que eles haviam ganhado o Prêmio Nobel de Medicina de 2018. É a homenagem mais importante do mundo científico e o mérito de Allison e Honjo de recebê-la é inquestionável. Seus estudos deram a base da imunoterapia, a forma mais eficaz de combater e de curar diversos tipos de câncer hoje.

SAM YEH/AFP PHOTO

O tratamento consiste na intervenção no sistema de defesa para que ele destrua as células tumorais. O desenvolvimento do tumor significa que a doença enganou o sistema imunológico. “Os cientistas descobriram que as células de defesa possuem proteínas que servem como freios para limitar sua atuação, necessários para que elas não fiquem super ativadas e não causem doenças autoimunes”, explica o oncologista Milton Barros e Silva, do A. C. Camargo Cancer Center. Porém, as células tumorais usam esses freios e escapam do ataque do sistema imune. “Os premiados trouxeram o conhecimento básico que permitiu a criação de uma forma de fazer com que as células tumorais não desliguem as células de defesa.” Hoje, dezenas de medicações agem com esse objetivo. “Eles são empregados nas fases avançadas, já sendo o principal tratamento em alguns tumores, com pacientes conseguindo controle a longo prazo, possivelmente até curados”, explica o oncologista. Entre os esforços atuais, está o de fazer com que a imunoterapia sirva para uma gama mais extensa de tumores. “Nós podemos curar o câncer com isso”, afirmou Klas Karre, integrante do comitê do Nobel. C.P.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago