Um guia de turismo peruano morreu e seis franceses ficaram feridos por causa de um raio que caiu na Montanha de Sete Cores, na região de Cuzco, informou a polícia nesta segunda-feira (11).

As pessoas receberam a descarga na tarde de domingo quando faziam trilha na montanha turística, localizada a 5.200 metros de altitude.

Em um comunicado, a Região Policial de Cuzco identificou o falecido como Glauder Paucarmayta, de 47 anos. Os turistas feridos foram hospitalizados em uma clínica na região.

Os franceses, com idades entre 22 e 40 anos, sofreram “queimaduras e ferimentos”, disse a polícia, sem dar mais detalhes sobre o estado de saúde deles.

A montanha de Sete Cores está a cerca de 100 km ao sul de Cuzco e é considerada uma “maravilha da natureza” por suas faixas coloridas, cuja origem se dá por sua composição mineralógica.

Somente a partir da década passada que ela se tornou uma atração turística, quando o aquecimento climático derreteu a camada de neve que a cobria deixando à mostra a diversidade de cores.

Ao longo do ano, cinco pessoas morreram por raios nas regiões andinas do Peru, segundo a Defesa Civil.

cm/ljc/vel/nn/dd/aa