Morreu neste sábado o sensei Massao Shinohara, aos 95 anos. Ele era o único no Brasil com o 10.º Dan, a pontuação máxima do judô. Shinahora comandou a seleção na Olimpíada de 1984, em Los Angeles, e é pai de Luiz Shinohara, técnico da seleção masculina de judô desde 2002.

Massao Shinohara começou a praticar a modalidade quando tinha 15 anos e, em 1956, fundou a Associação de Judô Vila Sônia, que, pela excelência no trabalho desenvolvido o gabaritou para assumir cargo na Confederação Brasileira de Judô. Criado em Embu das Artes, Massao trabalhou como transportador de legumes.

Em 1984, sob seu comando, o Brasil conquistou três medalhas no judô na Olimpíada, sendo uma prata com Douglas Vieira e os bronzes de Walter Carmona e Luiz Onmura.

A Confederação Brasileira de Judô lamentou a perda do sensei e ressaltou que Massao foi um dos grandes mestres do judô brasileiro. “Sensei Massao foi um dos maiores mestres do judô nacional. A Confederação Brasileira de Judô lamenta profundamente sua despedida e solidariza-se aos familiares e amigos neste momento difícil”, escreveu, em seu perfil no Instagram.