Bombardeios israelenses contra Hezbollah no Líbano deixam ao menos um morto

Fumaça sai do local de um ataque aéreo israelense na cidade de Ghaziyeh, no sul do Líbano, em 23 de setembro de 2024
Fumaça sai do local de um ataque aéreo israelense na cidade de Ghaziyeh, no sul do Líbano, em 23 de setembro de 2024 Foto: Mahmoud Zayyat / AFP

A agência oficial de notícias libanesa e correspondentes da AFP relataram nesta segunda-feira (23) dezenas de bombardeios israelenses no sul e leste do Líbano, que deixaram pelo menos um civil morto, depois que Israel aconselhou a população a “afastar-se” das posições do grupo islamista Hezbollah.

A agência ANI indicou que “caças de guerra inimigos efetuaram […] mais de 80 bombardeios em meia hora” na região de Nabatiyeh, sul do país. Também aconteceram ataques na área de Tiro.

A ANI também relatou “ataques intensos no Vale do Bekaa”, leste do país.

Correspondentes da AFP no sul e leste confirmaram os bombardeios.

As operações mataram um “civil […] e feriram dois integrantes de sua família”, além de outras quatro pessoas, afirmou a agência ANI.

Quase 150 ataques

O Exército de Israel anunciou que efetuou quase 150 ataques nesta segunda-feira contra alvos do Hezbollah no Líbano, de onde o movimento islamista dispara foguetes contra o território israelense, em apoio a seu aliado Hamas na Faixa de Gaza.

“Durante a manhã, houve quase 150 bombardeios”, declarou um porta-voz do Exército, que explicou que estes aconteceram entre 6H30 e 7H30 (0H30 e 1H30 de Brasília).