Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Um cabo eleitoral de peso (na TV) na CBF

Sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um novo personagem (e cabo eleitoral) surge nos bastidores da campanha pela presidência da Confederação Brasileira de Futebol, a poderosa CBF: Bernardo Ramalho, sócio da Live Mode, empresa que detém os direitos comerciais e de pay-per-view do campeonato Paulistão em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF).

O telefone dos dirigentes dos clubes não para de tocar desde que Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, lançou-se candidato ao comando da CBF após romper com o afastado Ednaldo Rodrigues, de quem era aliado até dias atrás.

Bernardo Ramalho, da Live Mode, é tipo um coordenador de campanha e cabo eleitoral número um, contam fontes do setor do futebol. Do outro lado da linha, Ramalho pede votos aos cartolas a favor de Reinaldo e faz promessas e de que levará todos os clubes paulistas à aderirem a Liga Forte União, da qual a Live Mode é sócia. Não há ilegalidade nenhuma nisso. Campanha é campanha. Embora ele negue (confira nota abaixo), a Coluna confirmou com pelo menos dois dirigentes estaduais, que pediram anonimato, essas abordagens. Um deles do Sul.

Reinaldo tem tido dificuldade em conseguir apoio das federações para disputar a presidência da CBF mesmo vendendo o discurso de que 32 clubes o apoiam.

Bernardo enviou a seguinte nota: “A Live Mode é uma empresa com ampla atuação no mercado global de esportes, sempre mantendo alto padrão de profissionalismo, como é reconhecido por todo mercado. Entre as entidades esportivas parceiras com quem temos atualmente contratos em vigor, encontram-se FIFA, UEFA, Comitê Olímpico Internacional, Comitê Olímpico Brasileiro, Liga Forte União, Federação Paulista de Futebol, vários clubes de futebol. A Live Mode não se envolve em questões políticas e eleitorais de qualquer entidade esportiva e concentra sua atuação na melhoria das competições esportivas e na atração de investimentos para nossos parceiros”.