05/11/2022 - 0:33
5 de novembro é uma data de pesar para a música brasileira, principalmente para o sertanejo. Isso porque marca o dia em que Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo. Em 2022, completa-se um ano do trágico dia. Apesar da tristeza, os fãs da Rainha da Sofrência têm motivos para celebrar a vida e a carreira dessa cantora que arrastou multidões por onde passou. Listamos alguns deles:
- Rainha do Youtube
Marília Mendonça acumula números impressionantes no Youtube. Em 2020, as lives musicais ficaram em alta, já que a população estava em isolamento em razão da Covid-19. Nesse quesito, os brasileiros saíram na frente do resto do mundo. No ranking com as 10 lives mais assistidas do mundo, 8 são de artistas nossos. Mas Marília conseguiu ser a melhor entre todos, com a live mais vista até o momento, com 3,3 milhões de visualizações simultâneas na #LiveLocalMariliaMendonca. Não foi só essa: a live #TodosOsCantosDeCasa ocupa a 8ª posição.
Ainda na plataforma, a cantora tem mais de 25 milhões de inscritos. Juntos, os vídeos acumulam mais de 15 bilhões de visualizações. Só o clipe da música “Bem Pior que Eu” conta com 604 milhões.
- Quebrou recordes nos streamings
Muitos de seus fãs decidiram sofrer o luto ouvindo suas músicas. É por isso que no dia 6 de novembro de 2021 ela foi a cantora mais ouvida do mundo dentro do Spotify, com 28,6 milhões de reproduções. Segundo o site Kowrb, especializado nesse tipo de estatística, em dezembro do mesmo ano, “Vai Lá Em Casa Hoje” e “Te Amo Demais”, do álbum póstumo, estiveram no Top 100 Global. No momento, ela continua se destacando na plataforma. No Top 50 Brasil, ela ocupa a 25ª posição ainda com “Te Amo Demais” e a 16ª com “Mal Feito” música com a dupla Hugo e Guilherme. Marília conta com 10 milhões de ouvintes mensais por lá.
No Deezer, ela ocupa o ranking em 4 posições. “Mal Feito” está em 14º lugar, enquanto “Te Amo Demais” está em 16º. “Insônia”, parceria com Ludmilla, está dez posições abaixo. “Presepada”, cantada por Marília, Maiara e Maraísa, ocupa o 50º lugar. Em janeiro deste ano, Mendonça foi a artista mais ouvida. “Esqueça-me se for capaz” e “Presepada” estavam entre as músicas mais executadas no mês. Além disso, ela é a artista latina com maior número de seguidores na plataforma.
Já no Apple Music, “Esqueça-Me Se For Capaz” está na 42ª posição do ranking brasileiro, enquanto o álbum “Patroas 35%” é o 21º mais ouvido da plataforma.
Esses números tendem a subir com a chegada de datas importantes da cantora e com quantidade de matérias escritas sobre o assunto.
- Musa inspiradora de “Rensga Hits!”
A série “Rensga Hits!”, da Globoplay, sucesso de “bilheteria”, retrata o mundo do sertanejo em um de seus berços, Goiás. Marília Mendonça, nascida em Cristianópolis, distante 86 km de Goiânia, capital do estado e onde a cantora fez morada, foi uma das musas inspiradoras e a produção se tornou uma homenagem póstuma à cantora.
“Todas nós do elenco tivemos a Marília como grande referência. Eu ouvia Marília 24 horas por dia, ficava copiando o jeito dela”, disse Deborah Secco em entrevista ao G1. “Eu acho que ela [Marília] moveu muito a nossa história desde o início, inclusive, para pegar o sotaque, era ela que eu estudava. Eu estava todos os dias nas redes sociais dela para tentar ouvir mais um pouquinho e tentar entender como ela falava”, disse Alice Wegmann na mesma ocasião.
Assim como todo o Brasil, o elenco foi pego de surpresa com o acidente. Para eles, a notícia veio durante as gravações. Wegmann chegou a revelar que a rainha do feminejo faria uma participação especial em um dos episódios, mas a gravação não foi feita a tempo.
Ver essa foto no Instagram
- Conseguiu cantar “de mulher pra mulher”
O sertanejo é um gênero musical popular. Marília, com o feminejo, conseguiu dar ainda mais destaque às dores das mulheres, como aquela que tenta sair de um relacionamento abusivo em “Supera”, a que se arrepende do término em “Saudade Do Meu Ex”, aquela que está devastada com o pé na bunda em “De Quem é A Culpa?” ou a que debocha do ex que não se conformou com o término em “Sem Sal”.
É difícil imaginar como uma criança conseguiu falar sobre sentimentos tão profundos e sobre relacionamentos. A música “Minha Herança” foi escrita aos 12 anos em conjunto com Frederico, que faz dupla com João Neto. A canção fala sobre a dor de um amor perdido.
A estrela buscava inspiração também em acontecimentos da vida de pessoas que ela conhecia. “Infiel”, por exemplo, foi inspirada na história de uma tia. Ao contrário da música, porém, ela não colocou o traidor para “morar num motel”. Já “Cuida Bem Dela”, cantada por Henrique e Juliano, foi inspirada em um encontro que um ex e o então atual da cantora tiveram.
- Ajudou pessoas durante a pandemia
Os shows ao vivo transmitidos pelo Youtube tinham como objetivo não só entreter os fãs, mas também arrecadar alimentos e outros produtos para quem estava em situação de vulnerabilidade durante a pandemia.
Ela chegou a arrecadar 225 toneladas de alimentos e materiais. Além disso, usou a sua visibilidade para incentivar a adoção de medidas que visavam a diminuição do contágio pelaa Covid-19. O então Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, chegou a agradecer publicamente os esforços da cantora.
A patroa foi uma entre a dezena de artistas que ajudaram Manaus durante a crise de oxigênio na capital amazonense. Com a demora da ação do governo federal, eles se juntaram para comprar cilindros de oxigênio, materiais médicos e providenciar o transporte até os hospitais.
Marília Mendonça deixou mais de 300 músicas compostas e uma legião de fãs fiéis. Se depender deles, seu legado nunca será esquecido.