Três explosões foram ouvidas na capital ucraniana na madrugada desta terça-feira e uma coluna de fumaça pode ser vista acima da cidade. Acompanhe as últimas notícias.
Zoológico ucraniano apela por ajuda diante de morte iminente de animais
Fortes explosões em Kiev
Pressione ctrl+F5 para atualizar. As atualizações estão no horário de Brasília.
03:11 – Negociações entre Ucrânia e Rússia devem ser retomadas nesta terça-feira
A quarta rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia sobre o fim dos combates deve ser retomada nesta terça-feira, após ser interrompida no começo da tarde desta segunda. O encontro ocorre por videoconferência.
As delegações já se reuniram outras três vezes pessoalmente em Belarus. Até agora, as rodadas de negociações não levaram a acordos, mas ambos os lados expressaram um otimismo cauteloso no fim de semana. A Ucrânia exige o fim da guerra e a retirada das tropas russas. Moscou, entre outros pontos, quer que Kiev reconheça a península anexada da Crimeia como território russo e as áreas separatistas do leste ucraniano como estados independentes.
03:00 – Zoológico ucraniano apela por ajuda diante de morte iminente de animais
Devido aos ataques russos à região de Kiev, um grande zoológico perto da capital ucraniana pediu um corredor seguro para fornecer ajuda aos animais.
“Não podemos tirar rinocerontes e girafas de lá, e não temos remédios para fazê-los dormir”, disse o porta-voz Mykhailo Pinchuk, segundo a agência Unian.
Sem um corredor seguro, os animais no zoológico de Demidiv estão prestes a morrer de frio e fome. De acordo com Pintschuk, os animais só sobreviveram até agora graças a alguns ajudantes que deram aos animais “restos dos restos”.
O zoológico precisa urgentemente de combustível e comida para aquecer e alimentar os animais.
02:32 – Fortes explosões em Kiev
Pelo menos três fortes explosões foram ouvidas em Kiev no fim da madrugada desta terça-feira (horário local), informou a agência de notícias AFP.
Uma coluna de fumaça pode ser vista acima da capital ucraniana. A localização das explosões não foi inicialmente informada. O exército russo tenta cercar Kiev. Metade dos três milhões de habitantes ainda estão na cidade. Um assessor do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que a cidade está se preparando para uma “defesa feroz”.
O jornal The Kiev Independent informou que um prédio residencial pegou fogo depois de um bombardeio. Uma pessoa ficou ferida e foi levada ao hospital. (ots)
02:00 – Resumo do 19º dia da guerra: EUA alertam China contra apoiar Rússia
Washington alertou nesta segunda-feira, no 19º dia da guerra, para “consequências” à China, caso o país se envolva, mesmo que indiretamente, no conflito entre Rússia e Ucrânia.
Jake Sullivan, assessor de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou a preocupação americana com o alinhamento da China com a Rússia, em um encontro com diplomatas chineses em Roma.
O americano tentou deixar claro que ajudar Moscou a driblar as sanções impostas pelo Ocidente poderá resultar em um alto custo para o país.
“O assessor de Segurança Nacional e nossa delegação expressaram com clareza nossas preocupações […] e as implicações que tal apoio teria para as relações da China não somente conosco, mas com parceiros ao redor do mundo”, disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price.
O 19º dia da guerra também foi marcado pela retirada de civis de áreas de conflito e pelo anúncia da Rússia que restringiria exportações de grãos, entre outros fatos. Confira um resumo da segunda-feira.
le